“Estágio seguinte é deslocar as vacinas para locais estratégicos da cidade”, explica Caumo

Até esta quinta-feira (11) a aplicação do imunizante contra a Covid-19, em Lajeado, era realizada somente no Centro de Saúde Montanha. Nesta sexta-feira (12), outros quatro pontos estão realizando a distribuição das doses.


0
Prefeito de Lajeado, Marcelo Caumo (Foto: Rodrigo Gallas / Arquivo)

Até esta quinta-feira (11) a aplicação do imunizante contra a Covid-19, em Lajeado, era realizada somente no Centro de Saúde Montanha. Nesta sexta-feira (12), outros quatro pontos estão realizando a distribuição das doses (veja onde). “O estágio seguinte é deslocar as vacinas para locais estratégicos da cidade”, explica o prefeito de Lajeado, Marcelo Caumo. Segundo ele, ao receber mais doses, incluindo outros grupos, a vacinação também deve ser realizada em ainda mais bairros de forma estratégica, a exemplo do que ocorre nesta sexta-feira (12).


ouça a entrevista

 


 

De acordo com o chefe do Executivo lajeadense, as 1200 doses recebidas no início desta semana para a vacinação dos idosos, com mais de 85 anos, deve dar conta de vacinar todo este público alvo. No entanto, a Secretaria da Saúde não tem o número exato de quantos idosos nesta faixa de idade receberão o imunizante.

“Estamos recebendo semanalmente novas doses, novos lotes. Em seguida, as pessoas começam a tomar a segunda dose, e seguindo esta sistemática, a gente consegue dar toda agilidade possível. Pena que não é mais ágil, mas tem sido bem proveitoso este sistema que colocamos em prática”, destaca.

Aglomeração no local de vacinação

Quando a vacinação para os idosos com mais de 85 anos iniciou, na terça-feira (9), houve uma alta concentração de pessoas no local da aplicação, centralizada até então no Bairro Montanha. O prefeito explica que a aglomeração ocorreu, porque além dos idosos acompanhados de seus familiares, ainda haviam “muitos” profissionais da saúde se deslocando até o local para receber a dose do imunizante.

Caumo pontua que o protocolo da União mudou e, agora, somente profissionais da saúde que trabalham na linha de frente do combate a Covid-19 podem receber o imunizante. “Isso fez com que o fluxo de pessoas lá no Centro de Saúde do Montanha redize-se bastante.”

Além disso, os idosos podem receber o imunizante via sistema drive-thru — sem sair do carro — no Centro de Saúde Montanha, o que também ajuda a reduzir a movimentação nas dependências do local.

Por que a vacinação foi centralizada no Montanha?

Foram dois fatores principais. A estrutura do Posto de Saúde do Centro e do Bairro Montanha são as “melhores”. No entanto, no Centro há “muita” concentração de pessoas com sintomas suspeitos de coronavírus. “Então, optamos por levar para o Bairro Montanha para não haver este compartilhamento de pessoas que estão com os sintomas com os idosos que estão indo se vacinar”.

Texto: Rodrigo Gallas
web@independente.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui