Estamos preparados para enfrentar uma enchente de dimensões maiores?

O assunto precisa ser tratado com seriedade. Além de prejuízos materiais, há vidas em jogo.


1
Imagem aérea de Estrela (Foto: Frederico Sehn)

Os ensinamentos

É preciso colher ensinamentos após a cheia do Rio Taquari, a maior em seis décadas. E nossos governantes devem responder se, por exemplo, estamos preparados para enfrentar uma enchente de dimensões maiores; se temos estrutura física e humana para atender aos que residem em áreas alagadas; se o monitoramento da quantidade de chuva é analisado e levado em consideração a tempo e se as leituras do nível do rio são confiáveis. O assunto precisa ser tratado com seriedade. Além de prejuízos materiais, há vidas em jogo.


Pensar região

Os gestores dos municípios afetados pela enchente precisam pensar coletivamente. Ficou claro nesta cheia de que cada um faz e age por si. O Vale já tomou medidas preventivas após outras enchentes. Que possamos avançar com esta discussão antes da chegada de uma próxima. Amvat, Codevat e Univates tem autoridade para liderar esta demanda.


Tem plano

Ex-prefeito de Arroio do Meio e atual secretário da Indústria e Comércio de Teutônia, Sidnei Eckert, lembra que no plano estratégico do Vale do Taquari 2015-2030, na página 145, tem a prioridade 5 – projeto de número 47, que prevê ampliar estratégias de combate a “Riscos e Desastres”. Vale para enchentes e estiagem. Aos especialistas em cheias e estiagem o compromisso de tirar do papel este plano.


Curtas:

** Em entrevista à Rádio Gaúcha, a engenheira hidróloga do Serviço Geológico do Brasil (CPRM) Andrea Germano declarou que os boletins com a previsão de cheias no Rio Taquari foram enviadas mais de 30 vezes às autoridades da Defesa Civil da região. Se de fato isto ocorreu, porque nenhuma autoridade se manifestou e alertou sobre o rio chegar a cota 27. A máxima prevista foi cota 24.

** O deputado estadual Edson Brum (MDB) divulgou a notícia da liberação do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) para os trabalhadores dos municípios do Vale do Taquari atingidos pela enchente na semana passada. A Caixa Econômica Federal já orientou os gerentes das agências do Vale do Taquari a respeito da decisão. As informações sobre o processo devem ser repassadas nos próximos dias.

** Pequenos empresários reclamam da demora na análise de processos no pedido de ajuda pelo Pronampe junto às instituições financeiras. E quando conseguem encaminhar uma pilha de documentos vem a necessidade de garantia o que dificulta a vida dos empreendedores.

** Após cumprir o período de oito anos inelegível, ex-prefeito de Cruzeiro do Sul, Rudimar Müller, está apto a concorrer. Ele é filiado ao PT.

1 comentário

  1. Boa tarde ,

    Engracado que nao se fala sobre o grande aterro feito por uma empresa praticamente na cabeceira da ponte do rio taquari ,,, hoje vendido para a Havan…. esta area era um piscinao que acumulava agua ….. depois deste aterro , locais onde nao chegava a agua da enchente passaram a ser atingidos com maior facilidade …..ninguem notou isso ????

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui