Estatal chinesa lança seu primeiro porta-avião feito em estaleiros do país

Investimento é parte do programa de estado para desenvolver a indústria naval e de defesa chinesa.


0
China lança navio primeiro porta-aviões feito no país; projeto é parte de investimento em programa de defesa (Foto: ASSOCIATED PRESS)

A estatal chinesa China Shipbuilding Industry Corporation (CSIC) lançou oficialmente nesta quarta-feira seu primeiro navio porta-aviões, construído totalmente nos estaleiros chineses. A empresa já tinha lançado outro modelo do navio de guerra feito para receber aeronaves no mar, mas seu casco foi fabricado na antiga União Soviética. Os navios fazem parte de um programa de estado para desenvolver a indústria naval e de defesa chinesa.

Serão necessários cerca de dois anos até que o novo porta-aviões esteja completamente equipado para realizar seus primeiros testes no mar, opinou a especialista em China do Instituto de Pesquisa Estratégica da Escola Militar francesa, Juliette Genevaz.

O porta-aviões terá propulsão convencional e não nuclear, e transportará principalmente os Shenyang J-15, o avião de combate da força aeronaval chinesa, segundo o ministério da Defesa.

“A construção de um primeiro porta-aviões por parte da China constitui sem dúvida um acontecimento histórico porque a eleva ao posto das poucas potências militares mundiais capazes de fazer isso, junto com os Estados Unidos, a Rússia, a Grã-Bretanha, a França, a Itália e a Espanha”, observou Genevaz.

No início do ano, o governo chinês anunciou um incremento de 7% em seu orçamento militar, que passou para US$ 156 bilhões. Em termos comparativos, os gastos representam apenas 25% dos US$ 628 bilhões do orçamento de Defesa americano.

Fonte: G1

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui