“Estava tudo preparado”: secretária de Educação de Lajeado lamenta suspensão do retorno presencial das aulas

Justiça manteve a suspensão das atividades enquanto durar a bandeira preta no Modelo de Distanciamento Controlado do Estado


0
Vera Plein, secretária de Educação de Lajeado (Foto: Rodrigo Gallas)

A prefeitura de Lajeado previa o retorno da rede municipal de Educação para esta quarta-feira (28), o Dia Nacional da Educação. No entanto, a Justiça manteve a suspensão das atividades enquanto durar a bandeira preta no Modelo de Distanciamento Controlado no Rio Grande do Sul. A secretária de Educação de Lajeado, Vera Plein lamenta a suspensão das aulas. “Tínhamos previsto o retorno para amanhã (28). Infelizmente, ontem à noite (26), foi negado este retorno. Então vamos continuar de forma remota e usando algumas tecnologias. Os professores continuam da mesma forma atendendo a todos os nossos alunos que permanecem em casa até, acredito, a mudança da bandeira.”


ouça a entrevista 

 


 

Conforme Vera, toda a estrutura estava preparada, com todos os protocolos sanitários, para receber os alunos. Pais, alunos e professores motivados e ansiosos pelo retorno. Agora, a secretária tem a expectativa de que a volta às aulas possa acontecer na próxima semana.

A suspensão

A volta às aulas presencias segue suspensa no Rio Grande do Sul. A decisão ocorreu após sessão virtual, realizada na noite desta segunda-feira, entre os desembargadores da 4ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça. O Colegiado não acolheu a tese do Ministério Público do Rio Grande do Sul (MPRS) e negou o recurso apresentado pelo governo do Rio Grande do Sul pela retomada das atividades.

Com isso, as aulas presenciais seguem suspensas enquanto perdurar a classificação de bandeira preta – risco altissímo para a Covid-19 – no Modelo de Distanciamento Controlado, assim como a cogestão das atividades relacionadas à educação, que permitiriam a adoção dos protocolos sanitários da bandeira vermelha.

O julgamento foi necessário após um decreto do governador Eduardo Leite, publicado na última quinta-feira, em que ficavam autorizadas a volta das atividades de educação em regiões com a bandeira preta, mas que adotaram o sistema da cogestão.

Possibilidade de bandeira vermelha

Após a entrevista, o governo do Rio Grande do Sul decidiu extinguir a salvaguarda da bandeira preta regional do modelo de distanciamento controlado em reunião realizada nesta terça-feira (27). Desta forma, todo o RS entrará em bandeira vermelha após a publicação de novo decreto.

Texto: Rodrigo Gallas
web@independente.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui