“Este não é o momento ideal para a volta às aulas”, afirma presidente da Famurs

"Faltando dois meses para o final do ano letivo, é desnecessário correr todo este risco e transtorno”, defende Maneco.


3
Emanuel Hassen de Jesus, o Maneco, prefeito de Taquari e presidente da Famurs (Foto: Voltaire Santos / Divulgação)

O presidente da Federação das Associações de Municípios do RS (Famurs), Emanuel Hassen de Jesus, o Maneco (PT), reforçou o posicionamento da entidade contrário ao retorno das aulas neste estágio da pandemia de coronavírus.

“Este não é o momento ideal para a volta às aulas”, afirma. “Faltando dois meses para o final do ano letivo, é desnecessário correr todo este risco e transtorno financeiro e jurídico quando, inclusive, o Conselho Nacional de Educação já aprovou a validade das aulas remotas até o ano de 2021”, destaca.


ouça a entrevista

 


 

Maneco aponta os números de casos e a falta de condições estruturais: “A situação da pandemia, em que pese estabilizada, está estabilizada pela ponta de cima. E, da mesma forma, pela ausência de condições de infraestrutura nas escolas, especialmente nas escolas públicas, para ter um retorno às aulas seguro neste momento.”

Conforme o presidente da Famurs, 24 das 27 associações de município são contras ao retorno da educação neste ano, o que corresponde a 354 dos 497 municípios gaúchos. “Hoje, seguramente, mais de 80 dos municípios do estado não retornam às aulas”, afirma Maneco. Na rede estadual, as primeiras turmas a voltarem serão dos ensinos médio e técnico, a partir da próxima terça-feira (20).

Maneco critica o que chama de “quase chantagem” a estratégia de condicionar o retorno às aulas à liberação de outras atividades. Conforme ele, esse critério “fere a autonomia” dos municípios. O dirigente defende que o governo do estado organize o ano letivo a partir do ano que vem, e estabeleça um planejamento para que os alunos possam recuperar o conteúdo perdido neste ano.

Texto: Tiago Silva
web@independente.com.br

3 Comentários

  1. Porque todo petista é do contra ? Que raiva me dá isso. Deveriam abolir esse partido de M. Volta as aulas sim. Chega de hipocrisia. Nenhuma criança morreu em 8 meses não vai morrer agora. Ps todos professores mesmo seguros “em casa” já tiveram covid…

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui