Estrela amplia faixa-etária de vacinação contra a Covid-19

Pessoas com 27 anos ou mais poderão receber a primeira dose nesta quinta-feira (4)


0

A Secretaria de Saúde de Estrela realizará novas ações de vacinação nos próximos dias. Nesta quarta-feira, uma nova sessão de antecipação da dose complementar (D2) foi realizada no Parque Princesa do Vale, mesmo local que receberá, nesta quinta-feira (5), outra sessão pública aberta a toda a comunidade, tendo como limitador a idade: 27 anos ou mais.

O município alcançou a marca de 57 dias sem óbitos em razão da Covid. O último ocorreu em 7 de junho. Considerando a estimativa de 27 mil pessoas a serem vacinadas (pessoas acima dos 18 anos e menores com comorbidades), o município chega a 73% do total já com a primeira dose (D1), ou 19.645 cidadãos. Ao todo são agora também 9.795 pessoas com a D2 recebida e a imunização completa, ou cerca de 35%.

Antecipação

A etapa desta quarta-feira (4) teve o mesmo propósito das demais: finalizar a imunização de parcela da população adiantando a aplicação da D2, respeitando critérios técnicos. O público-alvo da vez foram todos aqueles que tinham, em sua carteira de vacinação, a D2 agendada para o dia 18 de agosto, como também os de datas anteriores e que perderam as demais etapas de antecipação. Ao todo, mais 359 pessoas completaram o ciclo da imunização. Pela estatística do governo, 68 faltaram.

27 anos ou mais

Na quinta-feira (5) será aberta nova faixa etária para a aplicação da primeira dose (D1). A etapa, no Parque Princesa do Vale, das 8h às 12h, será destinada ao público em geral com idade limite de 27 anos ou mais. “Na última etapa, destinada aos 28 anos ou mais, apenas 23% dos que se vacinaram se encaixavam nesta faixa etária, os demais eram pessoas de mais idade e que haviam tido outras oportunidades.

Considerando que a procura por parte deste grupo, e o número de doses recebidas esta semana, isso nos impede de baixar ainda mais o limite esta semana”, destaca a coordenadora Ana Carolina Lopes.

A entrada dos carros para o drive thru ocorrerá pela Rua Bruno Schwertner; e de pessoas a pé pelo portão central da Júlio de Castilhos. Necessário levar a caderneta de vacinação, além de documento oficial com CPF. A campanha de doação de roupas segue sendo realizada junto aos voluntários do Lions presentes no local.

Comorbidades

Na sexta-feira (6) serão dois os públicos-alvo. Um visa a aplicação da D1 a jovens de 12 a 17, com comorbidades, que não buscaram a imunização na última semana. Outro é do grupo das gestantes, puérperas e lactantes que devem receber a D2 também de forma antecipada, e cuja data estava previamente agendada para dia 20 de agosto. A vacinação de ambos ocorrerá na Unidade Básica de Saúde (UBS) Central.

Educação

Já no sábado (7) será realizada a aplicação da D2 para professores e demais profissionais da educação do município. A mesma é outra que antecipa o ciclo da imunização, visto que a aplicação da dose complementar deste grupo só estava prevista para 19 de agosto. Devido ao tamanho da etapa, a mesma ocorrerá em dois turnos. AI/VM


DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui