Estrela amplia grupos de vacinação contra a gripe

Seguindo resolução da Secretaria Estadual, Estrela já iniciou a imunização contra o vírus Influenza em crianças de 5 a 9 anos e adultos maiores de 55 anos


0
Foto: Divulgação

Dentro da programação da 24ª Campanha Nacional contra a Influenza (Gripe), ocorre desde o último dia 30 a vacinação do segundo grupo de prioritários. Programada para transcorrer até 3 de junho, a segunda etapa teve ampliado o seu público de elegíveis. E assim, atendendo a uma resolução da Secretaria Estadual de Saúde (SES), em conjunto com o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde (Cosems), Estrela já está agora também imunizando crianças de 5 a 9 anos e adultos com 55 anos ou mais.

A campanha, que iniciou em sua primeira fase com a imunização dos idosos acima de 60 anos e profissionais de saúde, e já havia de forma antecipada iniciado a vacinação de crianças de 6 meses a 5 anos, passou em sua segunda fase também a atingir as pessoas com comorbidades e com deficiência permanente; mulheres gestantes e puérperas; povos indígenas; professores; membros de forças de segurança e salvamento e das Forças Armadas; caminhoneiros e trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso; trabalhadores portuários; funcionários do sistema prisional; adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medida socioeducativa e pessoas privadas de liberdade. Agora, o público-alvo foi ampliado para os dois novos grupos.

Segundo o secretário municipal da Saúde, Celso Kaplan, o “Lelo”, a decisão de vacinar nova faixa etária de crianças e idosos é muito sensata frente ao atual contexto. “A procura pela vacina melhorou, se intensificou, mas ainda não é a esperada se comparada com outros anos. Ainda temos muitas pessoas da primeira fase só agora buscando a imunização, enquanto há outros cidadãos que não pertencem aos grupos prioritários mas já com muita ânsia de serem vacinados. Por tudo isso, e por dispormos da vacina e equipes dispostas e preparadas, acho sensato, como fizemos antes com as crianças de 06 meses a cinco anos, antecipar aos poucos os públicos-alvo e dar acesso à vacina a quem a deseja”, diz. De acordo com o setor de vacinação, a imunização de pessoas em geral que não pertencem aos grupos prioritários, mas que estão acompanhando a visita aos postos de outros a quem é permitido, também não está sendo negada.

Locais

Os grupos prioritários podem buscar a vacina diariamente contra a gripe nos seguintes locais: Serviço de Assistência Especializada (SAE); nas unidades da Estratégia de Saúde da Família (ESF) dos bairros Indústrias, Moinhos e Imigrantes; na Unidade Básica de Saúde (UBS) do Bairro Boa União, na Central (Bairro Oriental) e na Unidade Móvel. Em cada uma há um horário específico de vacinação.

Tríplice Viral

A vacina contra o Sarampo, que faz parte da imunização de rotina e tem o esquema vacinal previsto de uma dose da Tríplice Viral (contra Sarampo, Caxumba e Rubéola), está sendo aplicada, além das crianças, aos trabalhadores da saúde (para revisar o esquema profissional e garantir que os mesmos tenham duas doses). Vale ressaltar que ambas as vacinas, tanto a contra a Gripe quanto a contra o Sarampo, podem ser administradas na mesma visita à UBS. A vacinação simultânea é uma atividade recomendada pelo Programa Nacional de Imunizações para a redução de oportunidades perdidas de vacinação.

Outras

Vale ressaltar que no atual momento, a vacinação para outras enfermidades segue ocorrendo na Sala de Vacinas da Unidade Básica de Saúde (UBS) Central – Posto Central (localizada na Rua General Osório, 427, no Bairro Oriental), das 7h30 às 13h30. Já a Vacinação Covid, também no Posto Central, com imunização diária até as 14h. Mais informações pelo WhatsApp (51) 9 9127-9045 e pelo telefone (51) 3981-1118. AI/VM

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui