Estrela anuncia início da vacinação contra a covid-19 em adolescentes

Na sexta-feira (24), o município irá aplicar a terceira dose/reforço de idosos, e no sábado (25) marcará o início da imunização das crianças e jovens entre 12 e 17 anos


0
Foto: Divulgação

A vacinação contra a covid-19 em Estrela após o feriado foi retomada nesta terça-feira (22) e prevê novidades para ao longo da semana. Na sexta-feira (24), o município irá aplicar a terceira dose/reforço de idosos, e no sábado (25) marcará o início da imunização das crianças e jovens entre 12 e 17 anos. Antes, novas oportunidades para quem ainda não fez a primeira dose (D1) ou está em atraso com a segunda (D2).

Primeira dose

A Secretaria da Saúde irá realizar, nesta quarta-feira (22), a segunda das três datas estipuladas para oportunizar quem tem acima dos 18 anos ou mais e ainda não recebeu a primeira dose (D1) de fazê-la. A primeira, semana passada, aplicou mais de 200 doses. A terceira e última está agendada para dia 29.

A ação ocorre das 13h30 às 16h, na Unidade Básica Central (UBS) – Posto Central. A imunização se dará por ordem de chegada no posto do Bairro Oriental. É necessário portar documento oficial com CPF e algum comprovante de residência.

Segunda dose

Nesta terça (22), no Posto Central, foi realizada a aplicação da D2 para quem tinha esta data agendada na carteira de vacinação. Também na quinta-feira, mas pela manhã (8h às 11h), será dada a oportunidade de quem está em atraso com a D2 de fechar o ciclo da imunização, independente do imunizante (CoronaVac, AstraZeneca ou Pfizer).

Terceira dose

A Saúde de Estrela agendou para sexta-feira (24) o início da aplicação da terceira dose/reforço para as pessoas da Terceira Idade. A primeira ação ocorrerá, esta sim como é de costume nas etapas de maior público, no Parque Princesa do Vale, das 8h às 12h, também por drive-thru.

Neste primeiro momento, será voltada a todos os idosos que tem mais de 78 anos e realizaram as duas doses anteriores há mais de seis meses. Imunossuprimidos graves também poderão fazê-la. Necessário levar a carteira de vacinação. A dose de reforço também vai ser aplicada pelas equipes de saúde nas instituições de longa permanência.

12 a 17 anos

Já no sábado (25), igualmente no Parque Princesa do Vale, das 8h às 12h, será dada a largada para a fase de imunização dos jovens entre 12 e 17 anos. Este grupo será dividido em dois, e nesta primeira ação será focada exclusivamente em quem tem entre de 15 a 17 anos. Os mesmos deverão estar acompanhados dos pais e responsáveis e estes portarem comprovante de residência, além de utilizarem máscaras.

Números

Até então, Estrela soma 23.904 cidadãos com a D1, aproximadamente 89% do público-alvo, hoje estimado em cerca de 26,9 mil pessoas com 18 anos ou mais, incluindo os adolescentes entre 12 e 17 anos que possuem comorbidades. E o número de vacinados por completo subiu para 16.389, o que já representa mais de 60% da população com a dose complementar ou única. Mais informações pelo WhatsApp (51) 9 9127-9045. AI/VM

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui