Estrela anuncia pavimentação de cinco localidades do interior

Distritos de Novo Paraíso e Delfina, e as linhas São Jacó, Geraldo e Porongos devem receber pavimentação de 1km a 2km


0
Anúncio foi feito pelo prefeito Elmar Schneider (Foto: Caroline Silva)

A prefeitura de Estrela anunciou na tarde desta segunda-feira (2) o programa Pavimentar Estrela, que pretende realizar o asfaltamento de estradas no interior nos distritos de Novo Paraíso e Delfina, e as linhas São Jacó, Geraldo e Porongos, que devem receber pavimentação de 1km a 2km. O ato contou com o prefeito Elmar Schneider, o vice João Schäfer, secretários municipais, vereadores, entidades, muitas delas ligadas aos agricultores, como a Emater e o Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR), além de representantes das comunidades citadas.

O prefeito agradeceu sua equipe engajada no trabalho e destacou o empenho de cada um. “Isso aqui você não faz em 24h, a gente trabalha muito, porque isso exige planejamento, fazer asfalto todo mundo quer, anunciar é a coisa mais bonita que existe, mas para chegarmos até aqui posso dizer que são noites e noites”, ressalta.

Representantes das localidades do interior participaram do ato (Foto: Caroline Silva)

O governo pretende investir inicialmente até R$ 8 milhões no asfaltamento de estradas no interior do município. Um projeto de lei que autoriza o Poder Executivo a contratar operações de crédito com o Badesul Desenvolvimento S.A – Agência de Fomento/RS para financiar as obras de infraestrutura e pavimentação de até sete quilômetros nos distritos de Novo Paraíso e Delfina e nas linhas São Jacó, Geraldo e Porongos será apresentado e protocolado na Câmara de Vereadores ainda nesta segunda-feira.

Interior agradece

As comunidades que serão beneficiadas com as pavimentações agradeceram a boa notícia. Atualmente são 155 km de estradas no interior de Estrela. A moradora e líder de linha São Jacó, Maria Denise Kafer Lindemann, diz que o asfaltamento era um desejo de anos da localidade. “Para as comunidades do interior essa emenda vem ao encontro de tudo que a gente sempre pediu em anos e anos, e claro que ficamos muito felizes e vamos aguardar que cada comunidade receba essa parte do asfalto”, destaca.

Quem também comemora é o líder comunitário, Julio César Schorr, do distrito de Novo Paraíso. Ele menciona uma grande dificuldade de tráfego na localidade. “No Paraíso já estamos há muitos anos com uma deficiência grave, que foi feito um ‘tapeamento’ há anos atrás por cima de uma pedra irregular que tínhamos ligando Novo Paraíso a linha Wink e estava cheio de buracos e bem difícil de trafegar”, conta.

Novo Paraíso vai receber aproximadamente 2 km, ligando as comunidades Católica e Evangélica local. No Distrito da Delfina, 1 km em direção a Bom Retiro do Sul, com início após a avenida local. Na Linha São Jacó, mais 1,8 km ou mais completando o asfalto hoje já existente, concluindo o acesso a Teutônia, desafogando a Linha Lenz e a Rota do Sol. Na Linha Geraldo, 1 km aproximadamente até Costão, também na ligação com Teutônia. E na Linha Porongos, também 1 km ou mais em média, em direção ao Distrito de Glória.

Texto: Caroline Silva
jornalismo@independente.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui