Estrela decreta situação de emergência por conta da estiagem

Perdas nas lavouras de milho já alcançaram a marca dos 50%


0
Foto: Divulgação

O Governo de Estrela publicou, na manhã desta terça-feira (28) o decreto de situação de emergência por conta da situação de estiagem no município. O levantamento prévio elaborado pela Secretaria Municipal de Agricultura em parceria com a Emater/RS-Ascar, aponta que os prejuízos com a estiagem ultrapassam a casa dos R$ 26,7 milhões e concentram-se principalmente nas lavouras de milho, soja e na produção de leite.

Reunido com o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR), Rogério Heemann, o engenheiro agrônomo da Emater/RS-Ascar, Álvaro Trierweiler, o procurador do município, Rodolfo Agostini e o Secretário Municipal de Agricultura, Douglas Sulzbach, o prefeito de Estrela Elmar Schneider assinou o decreto. “Estamos de prontidão para buscar soluções para minimizar esta tão sofrida situação que assola nossos agricultores”, pontua o chefe do Executivo estrelense.

O decreto de situação de emergência foi encaminhado, tanto na esfera estadual quanto à União. A ideia é conseguir protocolar o pedido em até 15 dias, que é o tempo necessário para análise da documentação apresentada e homologação por parte do Estado e União.

O titular da agricultura, Douglas Sulzbach explica que um relatório elaborado em parceria com a Emater/RS-Ascar revela que o prejuízo no campo já atingiu o valor estimado de R$ 26.750.820,00. “A cultura mais atingida é o milho, tanto para silagem quanto para o grão. As perdas contabilizadas dão conta que 50% da safra desta cultura já foram perdidas”, aponta. A produção de soja foi impactada em 26,5%. Já o gado leiteiro sofreu uma redução de 15% na produtividade, motivada por conta da redução de pasto e silagem.

As últimas precipitações volumosas ocorreram em Estrela na segunda quinzena de setembro. De lá para cá, os volumes mais significativos de chuva ficaram abaixo dos 20 milímetros, situação que agrava a estiagem no campo. “Durante o mês de novembro praticamente não choveu e isto é um problema para as culturas de verão”, complementa o secretário de Agricultura de Estrela.

Avaliação da água será na sexta

Na próxima sexta-feira (31) o prefeito Elmar Schneider volta a reunir-se com a equipe que monitora a estiagem. Desta vez, participarão do encontro, as lideranças das associações de água, das comunidades do interior. O encontro está marcado para às 8h30min, no gabinete do prefeito Elmar Schneider.

A intenção, segundo o prefeito, é obter um diagnóstico das reservas de água e das possíveis medidas, caso a situação permaneça. “Até o momento não foi necessário fazer o abastecimento com água no interior, nem utilizar outras medidas como abertura de poços ou bebedouros para animais. Porém, na sexta-feira teremos mais informações”, destaca Sulzbach. AI/VM

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui