Estrela divulga calendário semanal de vacinação


0
Foto: Rodrigo Angeli

A programação semanal da imunização contra a covid-19 em Estrela teve início na manhã desta segunda-feira (4), quando foi realizada a etapa de aplicação de segundas doses (D2). Outras sessões na campanha contra a doença serão realizadas até sexta-feira (8), nas mais diversas faixas etárias. No sábado (9), será a vez da Campanha Nacional de Multivacinação, que cresce em importância a partir do momento que se registra um grande número de crianças e adolescentes em atraso no que se refere a importantes vacinas para a idade contra outras doenças.

Até então, Estrela soma 25.543 cidadãos acima dos 12 anos com a primeira dose (D1) contra a Covid. O número de vacinados (D2) por completo é de 17.984. A dose de reforço (D3) já conta com 234 imunizados. Mais informações pelo Whats 99127-9045.

Segunda dose

Nesta segunda (4) foi realizada etapa da D2 para o imunizante da Pfizer e tinha esta data na carteira de vacinação. Ao todo foram 515 os presentes. Eram esperados mais de 800. Outra etapa da D2, também da Pfizer, está agendada para esta terça-feira (5), mais uma vez no Parque Princesa do Vale, das 8h às 12h. São esperadas mais de 700 pessoas. Quem não compareceu nesta segunda-feira (5) pode se fazer presente. Necessário levar documento com CPF e a carteira de vacinação cedida na ocasião da vacinação da primeira dose (D1).

Foto: Rodrigo Angeli

Atrasados

Na quarta-feira (6) mais uma sessão da primeira dose (D1) para maiores de 18 anos. Esta sim será na Unidade Básica de Saúde – Posto Central, das 13h30 às 16h.

E na quinta-feira (7), na UBS Central, mas das 8h às 11h, será realizada nova etapa para os atrasados com a segunda dose (D2), independente do imunizante: Pfizer, AstraZeneca ou CoronaVac.

Acamados

Ao longo da semana e na sexta-feira (8), com mais foco, serão realizadas etapas especiais para a vacinação de grupos específicos, como na aplicação da dose de reforço (D3) em pessoas acamadas ou com dificuldades de locomoção.

12 a 17 anos

No sábado foi realizada a segunda etapa aberta da imunização contra a Covid para quem tem menos de 18 anos, a primeira para a faixa etária dos 12 aos 14 anos. Quem tem entre 15 e 17 anos, mas havia perdido a etapa no sábado anterior (25), também pôde comparecer. Como esperado, o movimento foi grande e até o secretário de Saúde do município, Celso Kaplan, o “Lelo”, foi chamado para ajudar nas aplicações. Foram 729 os jovens que receberam a D1. Foi o caso das amigas Manuely Hauschild (14) e Ariely Miranda (14). Dividiram a ansiedade, as fotos e os sorrisos após a tarefa cumprida. “Não dói nada”, garantiu Manuely. “Agora estou mais tranquila”, afirmou Ariely.

Multivacinação

Ao longo da etapa de sábado, chamou a atenção da equipe da Saúde de Estrela o grande número de crianças e adolescentes que, em sua carteira de vacinação, estavam com doses e vacinas contra outras doenças – de um total de 18 – em atraso. “Tem muito pai preocupado com a Covid mas não sabe o perigo que seus filhos estão correndo em razão de outras doenças. Não se pode esquecê-las”, destacou Ana Paula Lopes, enfermeira-chefe da secretaria.

Uma oportunidade para isso será dada sábado, na etapa local da Campanha Nacional de Multivacinação para atualização da caderneta de vacinação da criança e do adolescente, que ocorrerá das 8h às 17h, na Unidade Básica Central (UBS) – Posto Central, no Bairro Oriental. Dentre as vacinas que estarão disponíveis nos postos na campanha estão: BCG, Hepatite A e B, Penta (DTP/Hib/Hep B), Pneumocócica 10 valente, VIP (Vacina Inativada Poliomielite), VRH (Vacina Rotavírus Humano), Meningocócica C (conjugada), VOP (Vacina Oral Poliomielite), Febre amarela, Tríplice viral (sarampo, rubéola, caxumba), Tetraviral (sarampo, rubéola, caxumba, varicela), DTP (tríplice bacteriana), Varicela e HPV quadrivalente (Papilomavírus Humano). Necessário levar a caderneta de vacinação da criança ou jovem. AI/VM

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui