Estrela divulga primeiros resultados dos testes rápidos para covid-19

Secretário da Saúde considera elevado percentual de casos positivos para as análises realizadas pelo município.


0
Entrevista no Programa Encontro Maior com Renato Worm (Foto: arquivo Rádio do Vale)

A Secretaria de Saúde de Estrela adquiriu testes rápidos para covid-19 para fazer um levantamento mais aproximado do número de casos existentes no município. As análises são feitas nas residências de pessoas que procuraram o Posto de Saúde do bairro Boa União e estão em isolamento domiciliar. O Secretário de Saúde, Elmar André Schneider, concedeu entrevista ao Programa Realidade da Rádio do Vale e informou que cerca de 130 pessoas estão atualmente sendo monitoradas.


ouça a entrevista 

 


 

A primeira parcial dos testes rápidos foi divulgada na noite desta quarta-feira (29) e apontou que 20% das análises foram positivas. Das 16 situações suspeitas, três confirmaram a infecção pelo novo coronavírus. Devido ao alto índice constatado, também foi firmada parceria com o Hospital Estrela para a implantação de um Pronto Atendimento exclusivo para pacientes com problemas respiratórios.

Elmar André Schneider salientou a importância dos testes rápidos para se ter um parâmetro do número real de casos. A medida foi tomada em função da demora da atualização nos dados do Estado e do retorno dos exames do Lacen.

Em Estrela, também foi implantado o Comitê Municipal de Fiscalização para orientar a população e verificar situações de descumprimento das normas estabelecidas para evitar a disseminação da doença. O grupo de 12 servidores vai atuar 24 horas por dia para receber denúncias de descumprimentos das normas. O telefone de contato é o 9 8032-7267. A fiscalização inicia nesta sexta-feira, dia 1º de maio. GL

Vacinação contra a gripe

Nesta quinta-feira (30), a Secretaria da Saúde de Estrela estará na Paróquia São Cristóvão, do bairro Boa União, para atender a população dos grupos prioritários na campanha de vacinação contra a gripe.

A partir das 13h30, caminhoneiros e profissionais de transporte coletivo e portuários, doentes crônicos, profissionais das forças de segurança e salvamento poderão se imunizar. Até o momento, foram vacinadas 6.500 pessoas das quase 10 mil a serem imunizadas. As doses também estão à disposição nos Postos de Saúde do município. GL

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui