Estrela divulga sequência da vacinação contra a covid-19

Nesta quinta (23) será para quem está com a segunda dose em atraso


0
Foto: Rodrigo Angeli / Divulgação

O Governo de Estrela, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, deu sequência nesta quarta-feira (22) ao calendário da semana de vacinação contra a covid. O dia foi dedicado a aqueles que estão em total atraso na imunização: pessoas acima de 18 anos que ainda não haviam realizado a primeira dose (D1). Com eles o município superou a barreira dos 24 mil vacinados. A quinta-feira (23) também será voltada aos atrasados, mas então com a segunda dose (D2). Na sexta-feira (24) será realizada a primeira etapa da aplicação da terceira dose/reforço de idosos, que já iniciou nas casas de longa permanência/repouso; e no sábado (25) marcará o início da imunização das crianças e jovens entre 12 e 17 anos.

Primeira Dose

Foi realizada nesta quarta-feira (22) a segunda das três datas estipuladas para oportunizar, quem tem acima dos 18 anos e ainda não recebeu a primeira dose (D1), de fazê-la. A primeira, semana passada, aplicou mais de 200 doses. O movimento desta quarta foi menor. Entre o público, pessoas de todas as idades e justificativas para ainda não terem iniciado a imunização. David Corrêa, de 18 anos, morador do Bairro Moinhos, disse que até buscou a vacina quando teve uma das etapas no Parque, mas na ocasião estava sem todos os documentos necessários. Já Michele Becker (27), moradora do Nova Morada, afirmou que só agora ficou sabendo da necessidade de realizar a vacina. E Celso Eckhardt (56), do Boa União, afirmou que, “após muito tempo cuidando da mãe idosa, que tem quase 90 anos, consegui dar uma escapada para fazer a vacina.” Ao todo, 108 pessoas foram vacinadas. A terceira e última etapa está agendada para dia 29. A ação ocorre das 13h30min às 16h, na Unidade Básica Central (UBS) – Posto Central. A imunização se dará por ordem de chegada no posto do Bairro Oriental. É necessário portar documento oficial com CPF e algum comprovante de residência.

Segunda dose

Nesta quinta-feira (23), no Posto Central, das 8h às 11h, será dada a oportunidade a quem está em atraso com a D2 de fechar o ciclo da imunização, independente do imunizante (CoronaVac, AstraZeneca ou Pfizer).

Terceira dose

A Saúde de Estrela agendou para sexta-feira (24) o início da aplicação da terceira dose/reforço para as pessoas da Terceira Idade. A primeira ação ocorrerá, esta sim como é de costume nas etapas de maior público, no Parque Princesa do Vale, das 8h às 12h, por drive thru ou pedestres. Neste primeiro momento, será voltada a todos os idosos que têm mais de 78 anos e realizaram as duas doses anteriores há mais de seis meses. Imunossuprimidos graves também poderão fazê-la. Necessário levar a carteira de vacinação. A dose de reforço começou a ser aplicada pelas equipes de saúde nas instituições de longa permanência. Foram 40 imunizados nesta quarta. Excepcionalmente nesta sexta, em razão da vacinação covid, a Sala de Vacinação do Posto Central para as vacinas de rotina será fechada às 17h.

12 a 17 anos

Já no sábado (25), igualmente no Parque Princesa do Vale, das 8h às 12h, será dada a largada para a fase de imunização dos jovens entre 12 e 17 anos. Este grupo será dividido em dois, e nesta primeira ação será focada exclusivamente em quem tem entre 15 e 17 anos. Os mesmos deverão estar acompanhados dos pais e responsáveis e estes portarem comprovante de residência, além de utilizarem máscaras.

Números

Até então, Estrela soma 24.012 cidadãos com a D1, aproximadamente 89% do público-alvo, hoje estimado em cerca de 26,9 mil pessoas com 18 anos ou mais, incluindo os adolescentes entre 12 e 17 anos que possuem comorbidades. E o número de vacinados por completo subiu para 16.389, o que já representa mais de 60% da população com dose complementar ou única. A dose de reforço conta agora com 40 imunizados. Mais informações pelo Whats 99127-9045. AI/VM

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui