Estrela duplica número de vacinados contra a Covid-19 em menos de um mês

Cresce também o percentual de pessoas já com a segunda dose


0
Foto: Divulgação

Em menos de 30 dias, a Prefeitura de Estrela dobrou o número total de vacinados contra a Covid-19 com a primeira dose. Os mais de 7,1 mil imunizados, marca alcançada com o mutirão realizado no último sábado (17), representam 21% da população, considerando a estimativa do IBGE realizada no ano passado, de 34 mil habitantes. Sem a perspectiva de chegada de novas doses, o município dá sequência ao cronograma de vacinação da segunda dose, que teve nova etapa nesta terça-feira (20). Percentual destes deve crescer significativamente nos próximos dias com a realização de novas fases.

A Prefeitura Municipal de Estrela deu início à campanha de vacinação contra a Covid-19 no dia 19 de janeiro, quando em ato simbólico realizou a imunização de Werner e Gisela Schinke, casal de rica história ligada à medicina do município desde a década de 1950. Até atingir a marca de 10% da população foram necessários mais de 60 dias. Este percentual duplicou em menos de um mês. Já foram vacinados até agora 7.146 estrelenses com a primeira dose.

Para o secretário da Saúde de Estrela, Celso Kaplan, o ‘Lelo’, são vários os motivos que explicam isso. “Claro que, o principal, é o envio com maior frequência e maiores de lotes de vacina. Mas muito pelo engajamento da equipe, que realizou diversas ações duplas, quase que diárias, e até mesmo nos finais de semana. Isso só é possível graças a organização destas operações, o que não é algo fácil, também o apoio de voluntários, como é o caso do Lions, nossa comunicação com a população e o entendimento desta para com as nossas possibilidades”, explica. “Quando vimos que o número de vacinados cresceria, passamos a fazer o drive thru no Parque Princesa do Vale, mais espaçoso. Ainda precisamos fazer alguns ajustes. Há também o caso das vacinações simultâneas, como o caso da gripe, que também envolvem as mesmas equipes, mas acredito que estamos muito empenhados e fazer o melhor possível e os resultados estão aparecendo.”

Segunda dose

O percentual de vacinados em segunda dose deve crescer nos próximos dias. Assim como na segunda-feira, quando voltou a imunizar quem tem 71 anos, o município realizou nova etapa nesta terça (20), então para profissionais da saúde. Foram mais de 120 doses aplicadas. Na quinta (22) será a vez de quem tem 70 anos e na sexta (23) para quem possui 69 anos. Com isso, já são 2.474 vacinados com a segunda dose, mas a marca deve superar os três mil estrelenses até sexta-feira (23).

A equipe de Saúde orienta as pessoas a sempre confirmarem a data correta do seu dia de receber a segunda dose na carteira de vacinação, pois ela pode ter diferença a outros da mesma faixa etária por causa da variedade da vacina e o dia da aplicação. Esta carteira é cedida ao paciente quando foi aplicada a primeira dose. “É que ocorreu um dia específico de vacinação para cada idade. Mas há quem perdeu essa data e veio se vacinar em uma etapa posterior. Essa pessoa não pode vir a receber a segunda dose junto de sua idade, e sim da faixa etária que estava ocorrendo quando foi vacinada”, explica a enfermeira coordenadora da vacinação, Ana Carolina Lopes.

A campanha segue ocorrendo no Parque Princesa do Vale, sempre das 8h às 12h, no modelo drive-thru. As pessoas que não têm carro devem ir ao local uma hora depois do início, mantendo o distanciamento e respeitando a fila. A iniciativa de arrecadação de alimentos também continua no local com os voluntários do Lions de Estrela. Quem tiver a doação, que avise na hora do cadastro e conferimento dos dados, pois os voluntários do Lions estão envolvidos com a operação. A equipe de saúde solicita que não se peça aos enfermeiros para que eles tirem fotos.

Caso seja enviado novo lote de vacinas, será dada sequência ao cronograma. A princípio, antes de partir para novos grupos prioritários, o município deverá reservar mais uma data para vacinar o restante das pessoas de 60/61 anos, ou incluí-las em um Dia D de vacinação, que pretende imunizar as pessoas de todos os grupos que perderam o seu dia, seja da primeira ou segunda dose. AI/VM

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui