Estrela encaminha notificação à RGE Sul por problemas no fornecimento de energia elétrica

Ação cobra medidas referentes aos constantes problemas na prestação de serviços e falta de manutenção por parte da prestadora


0

O Governo de Estrela, através da procuradoria municipal, notificou na noite desta segunda-feira (3) a empresa RGE Sul Distribuidora de Energia S.A., que atende ao município, e que voltou a ser alvo de reclamações por parte de moradores, insatisfeitos com os recorrentes problemas na prestação dos serviços, entre eles o fornecimento de energia elétrica e a falta de manutenção da rede. Isso ocorre menos de sete meses depois de o município tomar medida semelhante pelo mesmo motivo, quando na ocasião ingressou com ajuizamento em uma ação civil pública. Já na madrugada desta terça-feira (4), horas após a notificação, equipes da empresa RGE, sob fiscalização da administração municipal, trabalhavam nos pontos afetados, sendo que em alguns locais a energia já havia sido restabelecida.

Na nova notificação, o Poder Executivo de Estrela vem mais uma vez demonstrar sua insatisfação com os serviços prestados no município, sendo recorrente a falta de energia elétrica, em especial em comunidades do interior da cidade, geralmente após momentos de chuvas mais fortes e ventos. O governo solicita que seja analisada e avaliada a péssima situação do contexto no município, sendo que comunidades como São Luiz e São João estavam, até o momento da notificação, há mais de 40 horas sem energia, causando prejuízos imensuráveis para mais de 55 famílias de produtores rurais.

O texto, inclusive, cita a ação civil realizada em meados de junho de 2021, na qual solicitava o restabelecimento de energia imediatamente, o que foi prontamente deferido pelo Poder Judiciário de Estrela, sob pena de multa diária de R$ 15 mil. Na ocasião, a energia foi restabelecida. À época, a procuradoria ainda notificou a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), que regula os serviços, para que acompanhasse o caso.

Reunião com a RGE em 2021 (Foto: Prefeitura de Estrela / Divulgação)

A procuradoria do município volta a alertar para a falha na prestação de serviços nos últimos anos por parte da empresa, o que tem sido recorrente, o que vem prejudicando os moradores do município, em especial, os agricultores, acarretando prejuízos imensuráveis. Ainda de acordo com o documento, as redes elétricas em diversas áreas do município, principalmente na zona rural, encontram-se em situação precária.

Muitos dos postes que hoje realizam a sustentação da rede elétrica ainda são de madeira, ficando expostos à ação do tempo, apresentando putrefação da madeira por agentes biológicos e rachaduras, e sendo que muitos também encontram-se em posição de sustentação passível de queda em razão das chuvas e ventos, o que voltou a ocorrer em alguns pontos do interior no último final de semana. AI/VM


DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui