Estrela ganha nota A em ranking nacional de gestão fiscal e contábil

Município obteve conceito máximo no ranking comparativo que leva em consideração as aplicações contábeis e fiscais junto ao Tesouro Nacional


0
Município ocupa o 40º lugar entre os mais de 5.5 mil municípios brasileiros (Foto Giovane de Souza / Prefeitura de Estrela / Divulgação)

Foi divulgada esta semana a edição 2023 do Ranking da Qualidade da Informação Contábil e Fiscal no Siconfi (Ranking Siconfi). O mesmo, considerado uma referência nacional, compara o desempenho de todos os municípios brasileiros na aplicação dos conceitos contábeis e fiscais no envio de dados para o Tesouro Nacional, o que também permite maior transparência e confiabilidade em relação aos dados. Estrela tirou conceito nota A, o que lhe valeu a 40ª posição entre os 5.570 municípios brasileiros. Era o 771º em 2019.

O ranking é uma publicação da Secretaria do Tesouro Nacional (STN) e por si só serve de parâmetro para inúmeros setores, já que é possível verificar o desempenho das cidades brasileiras na aplicação dos conceitos contábeis e fiscais. O resultado foi exaltado pelo prefeito, Elmar Schneider. “Mais do que um compromisso nosso, a transparência é um grande aliado na boa gestão dos recursos e eficiente aplicação dos mesmos, além de ser um reforço na atração de ainda mais investimentos públicos e privados.”

Para a diretora da Secretaria da Fazenda, Natalie Sesti Lopes, investir em organização é lucrar com melhores resultados e índices. “A organização contábil é um dos pilares para o sucesso de qualquer negócio, seja ele privado ou público-administrativo”, diz.

O ranking Siconfi

O Ranking da Qualidade da Informação Contábil e Fiscal no Siconfi – Ranking Siconfi – é uma publicação da Secretaria do Tesouro Nacional (STN) cujo objetivo é avaliar a qualidade da informação e a consistência dos relatórios e demonstrativos contábeis e fiscais que o Tesouro Nacional recebe, por meio do Sistema de Informações Contábeis e Fiscais do Setor Público Brasileiro (Siconfi), de todos os entes federativos, ou seja, da União, dos Estados e dos municípios brasileiros. Este ranking compara o desempenho de todos os municípios brasileiros. Por meio dele, é possível verificar o desempenho das cidades brasileiras na aplicação dos conceitos contábeis e fiscais. AI/FM

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui