Estrela inaugura cartório contra maus-tratos a animais com presença de secretária estadual

Departamento vai funcionar junto a Delegacia de Polícia Civil do município


0
Cartório inaugurado nesta sexta-feira funcionará na Delegacia Civil de Estrela (Foto: divulgação)

Estrela é o primeiro município do Vale do Taquari a receber “Selo de Delegacia Amiga dos Animais” e inaugurou nesta sexta-feira (25) o Cartório Especializado no Combate aos Crimes Ambientais, com os quais principalmente os crimes contra os animais serão tratados com maior urgência e particularidade no município.

Ao lado do prefeito de Estrela, Elmar Schneider, da secretária estadual da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos do Rio Grande do Sul, Regina Becker e demais autoridades da segurança, o delegado de Estrela Juliano Stobbe inaugurou o novo departamento.
Stobbe ressalta que o trabalho de investigação contra crimes ambientais serão tratados com mais rapidez e seriedade. “O cartório funciona como uma especialização, os crimes ambientais já tinham processamento regular na delegacia, mas com a aquisição de um estagiário que se deu por meio de uma parceria com a prefeitura, vai agilizar esses processos, vamos agir de uma forma mais rápida com casos que não podem esperar”, explica.

A secretária estadual da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos do Rio Grande do Sul, Regina Becker, veio especialmente para a inauguração e enfatizou a importância de ter esse trabalho voltado a causa animal, principalmente, porque segundo ela, dessa forma se evita também crimes contra a vida humana. “É importante que as pessoas entendam que quando a gente lida com a vida não existe aquela conta matemática de dividir, as ações elas se somam e se multiplicam. Coibir crimes contra animais é coibir futuros crimes contra humanos. A presença da policia civil mostrando que ela está vigilante e atuante traz benefícios para o município e região”, destaca.

A administração municipal de Estrela irá ceder dois estagiários para colaborar com os atendimentos. A inauguração também contou com a presença da Delegada do Departamento Regional da 19ª DPR Lajeado, delegada Shana Luft Hartz; pelo Comandante do 40º BPM, major Cássio Gonzatti; o Comandante da Patram, sargento Adilson da Silva Brum; e a vereadora e defensora da causa, Tiane Caglia.

Texto: Caroline Silva
jornalismo@independente.com.br