Estrela inicia campanha de vacinação contra a Gripe 

Município, que deu sequência à imunização contra a Covid nesta segunda (12), começa a vacinar contra o vírus Influenza nesta terça (13)


0
Foto: Divulgação

Iniciou nesta segunda-feira (12), em todo o Estado, o calendário da 23ª Campanha de Vacinação contra o vírus Influenza – responsável pela Gripe. Em Estrela, a vacinação terá início nesta terça-feira (13), visto que nesta segunda-feira (12), ocorreu nova etapa de vacinação contra a Covid-19, no Parque Princesa do Vale. A Secretaria Municipal da Saúde de Estrela vai seguir as orientações e as etapas determinadas pelo Governo do Estado, e neste primeiro momento, que se estende até o dia 10 de maio, o cronograma contempla grupos prioritários como profissionais da saúde, indígenas, gestantes, puérperas e crianças maiores de seis meses e menores de seis anos. Idosos ainda devem aguardar. A expectativa é que, ao todo, nas três etapas, mais de dez mil pessoas sejam imunizadas no município.

A campanha ocorrerá, nesta primeira etapa, em diferentes locais e horários, conforme os grupos prioritários. O início se dará com profissionais da saúde, nesta terça-feira (13), em um primeiro momento no Hospital Estrela, para funcionários deste, de clínicas e laboratórios. Já a partir de quarta-feira (14) para os demais profissionais da área, mas então tendo como local a Unidade Básica Central. Gestantes e puérperas (45 dias após o parto) serão atendidas no Centro de Atendimento Materno-infantil (Cami), na Rua Geraldo Pereira, nº 445, Bairro Alto da Bronze, ao lado do Hospital, também a partir desta quarta, das 8h às 12h e das 13h às 16h30. Já crianças no Posto Central, das 13h às 19h, igualmente a partir de quarta-feira. A vacinação dos indígenas ocorrerá na própria aldeia, ainda sem data definida.

A segunda etapa, agendada para ocorrer entre 11 de maio e 08 de junho, contemplará idosos com 60 anos ou mais e professores. Segundo o secretário de Saúde do município, a meta é vacinar até 90% destes dois primeiros grupos prioritários. Na terceira etapa, a partir do dia 9 de junho, visa a imunização de pessoas com comorbidades e deficiências permanentes; caminhoneiros; trabalhadores de transporte; portuários; das forças de Segurança, Salvamento e Forças Armadas; funcionários do Sistema de Privação de Liberdade; além da população privada de liberdade e adolescentes e jovens em medidas socioeducativas O conhecido “Dia D” será realizado conforme oferta/disponibilidade de vacinas, ainda sem data estipulada.

Entre as orientações gerais, está a que pede para que pessoas com sintomas gripais adiem a aplicação da vacina para quatro semanas após início dos sintomas; assim como pessoas com PCR Covid positivo. Já aquelas que receberam a vacina Covid: CoronaVac – aguardar 15 dias após a segunda dose; AstraZeneca: aguardar 15 dias da primeira ou segunda dose. Mas a vacina Influenza pode ser feita concomitante com as demais vacinas.

Covid

Nesta segunda (12) foi aplicada a segunda dose no grupo de idosos com 74, 75 e 76 anos. Ao todo foram mais 380 pessoas que agora estão com as duas doses aplicadas. Nova etapa da segunda dose ocorrerá no sábado (17) para quem possui 73 e 72 anos. Essa já em novo horário: das 8h às 12h, mas sempre no Parque Princesa do Vale. Até agora são 6.467 estrelenses com a primeira dose, e 1.752 com a segunda. AI/VM

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui