Estrela inicia imunização de pessoas com comorbidades na próxima segunda-feira

O envio de novo lote de vacinas da AstraZeneca pelo Estado possibilita o município a retomar o cronograma da primeira dose


0
Foto: Rodrigo Angeli/Prefeitura de Estrela

A Secretaria Municipal de Saúde de Estrela irá retomar, na segunda-feira (3), a vacinação contra a Covid-19. O reinício só foi possível graças a confirmação da chegada de um novo lote de vacinas enviadas pelo Governo do Estado. Estrela recebeu mais de mil doses, mas da fórmula da AstraZeneca. Por isso, será aberta a imunização da primeira dose para novos grupos prioritários, entre eles pessoas com comorbidades, mas também em etapas escalonadas. 

Na próxima sexta-feira (7) será realizada outra etapa para pessoas com 60 anos ou mais que ainda não receberam a primeira dose. Por falta de vacinas do modelo da CoronaVac, a vacinação da segunda dose  segue suspensa em todo o Rio Grande do Sul. Ao todo, já foram imunizados 7.165 estrelenses vacinados com a primeira dose e 3.372 com a segunda, em um dos melhores percentuais do Estado.

Na segunda-feira (3) será dado início à imunização dos primeiros grupos de pessoas com comorbidades. Serão vacinadas pessoas com Síndrome de Down com 18 anos ou mais (sem a necessidade de comprovação); também gestantes e puérperas com comorbidades com 18 anos ou mais (com a caderneta da gestante); portadores de deficiência entre 54 e 59 anos que estejam cadastrados no Benefício de Prestação Continuada (com comprovante de recebimento do último mês); pessoas que realizam hemodiálise com 18 anos ou mais (com comprovante). Ao todo são mais de 700 doses disponíveis.

Na sexta-feira (7) será oportunizado às pessoas com 60 anos ou mais que perderam todas as etapas anteriores a receberam a primeira dose. É necessário levar comprovante de idade com CPF e de residência. Ao todo são mais de 600 doses disponíveis. Dependendo da procura nos dois dias e a possibilidade da chegada de mais doses, será dada continuidade à vacinação dos demais grupos prioritários.

A campanha segue ocorrendo no Parque Princesa do Vale, sempre das 8h às 12h, no modelo drive thru. As pessoas que não têm carro devem comparecer uma hora depois do início, mantendo o distanciamento e respeitando a fila. A iniciativa de arrecadação de alimentos também continua no local com os voluntários do Lions de Estrela. Quem tiver a doação, que avise na hora do cadastro e conferimento dos dados, pois os voluntários do Lions estão envolvidos com a operação. A equipe de saúde solicita que não se peça aos enfermeiros para que eles tirem fotos. AI/VM

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui