Estrela inicia vacinação da quarta dose para pessoas com mais de 60 anos na próxima terça-feira

Imunização para esse e os demais grupos segue sendo feita no Posto Central


0
Quarta dose, a segunda de reforço, poderá ser feita agora por quem tem mais de 60 anos (Foto: SMS/Governo de Estrela)

O cronograma da vacinação contra a covid-19 será ampliado para pessoas com mais de 60 anos na próxima terça-feira (31), em Estrela. A segunda dose de reforço até então era permitida para os idosos com mais de 70 anos. Também será aplicada a quarta dose de forma especial para os imunossuprimidos maiores de 18 anos. No dia será ofertada a imunização exclusiva para as pessoas que tenham mais de 60 anos, em espécie de mutirão, das 10h às 16h.

As demais doses seguem sendo oferecidas aos outros grupos. Todas as aplicações são feitas na Unidade Básica de Saúde (UBS) Central – Posto Central (localizada na Rua General Osório, 427, no Bairro Oriental). Até então as quartas doses já chegaram a mais de 600 estrelenses.

De acordo com a coordenadora do setor de vacinação da Secretaria Municipal de Saúde, Ana Carolina Pádua Lopes, a imunização segue sendo muito importante, ainda mais com o surgimento das notícias de aumento de casos na Europa e Ásia. “Apesar de já estarmos possibilitando a quarta dose para este grupo de pessoas, a segunda de reforço, ainda temos quem nos procura somente agora para fazer a primeira dose. Sigam, pois é importante para todos e vai trazer menores problemas caso o contexto volte a ficar mais urgente”, explica.

Outras doses

As demais doses contra covid são oferecidas normalmente de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, assim como as demais vacinas de rotina contra outras doenças. Já a dose pediátrica da Pfizer contra a covid, voltada às crianças de 05 a 11 anos, é ofertada exclusivamente nas sextas-feiras, no mesmo horário.

As etapas diárias para a aplicação das diversas doses adultas da covid – pessoas acima dos 12 anos – seguirão no período da manhã e início da tarde. Podem ser feitas quatro doses, seguindo as seguintes regras fixas: primeira dose (D1) – todos acima de 12 anos; segunda dose (D2) – quem realizou a D1 a 4 semanas (Coronavac) e 8 semanas (Pfizer), além dos que estão em atraso; dose de reforço (D3) – quem já realizou a D2 há quatro meses e tem mais de 18 anos. A segunda dose de reforço (R2) segue sendo quatro meses após a D3 para os acima de 60 anos.

Já o público considerado imunocomprometido (acima de 12 anos) pode buscar a D3 (oito semanas após a D2) e a D4 (quatro semanas após a D3). Para o caso da aplicação da D2 e das unidades de reforço são exigidas ao postulante a carteira de vacinação entregue por ocasião da D1 e documento de identificação com CPF.

Números

Estrela possui até o momento 28.387 cidadãos acima dos 5 anos com a primeira dose (D1), o que equivale a 93,3% de um total estimado de 30.4 mil cidadãos a serem imunizados. O número de vacinados por completo (duas doses – acima de 12 anos) é de 27.692 (91%), e não contabiliza as unidades da Janssen, já que estas entram para a contagem de reforço. A dose de reforço (D3) – apenas para os maiores de 18 anos – já foi aplicada a 12.853 estrelenses e a quarta (D4) a 47 cidadãos imunossuprimidos e para mais de 590 acima dos 70 anos (R2).

Mais informações pelo Whats 9127-9045 e pelo telefone 3981-1118. AI/RS

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui