Estrela inicia vacinação em faixa etária abaixo dos 70 anos

Sequência de dias da campanha contra a Covid-19 em Estrela atinge novos grupos de idade e ultrapassa marca dos quatro mil imunizados


0
Foto: Rodrigo Angeli / Divulgação

O município de Estrela iniciou na tarde desta sexta-feira (26), a vacinação contra a Covid-19 em uma nova faixa-etária da população. Na quarta-feira (24) foi realizada a imunização dos idosos com 70 anos ou mais, e nesta sexta foi aberta a série para as pessoas com 69 anos ou mais. A sequência da vacinação ocorrerá na próxima segunda (29), quando serão disponibilizadas doses para o público de 68 anos. Já na terça-feira (30) será a vez de pessoas com 67 anos ou mais receberem o imunizante. 

A Secretaria Municipal da Saúde está realizando as ações de vacinação no Parque Princesa do Vale, no modelo drive-thru, das 10h às 14h, sem paralisação ao meio-dia. Ao todo, com os imunizados nesta última etapa, o município ultrapassou a marca dos quatro mil estrelenses com a primeira dose, e 1,1 mil com a segunda.

Ao longo da manhã e tarde desta sexta-feira (26) os beneficiados foram os senhores (as) com 69 anos ou mais. Apesar dos constantes pedidos da organização para a não chegada ao local muitos antes do horário, uma fila de carros já se formava duas horas antes do lado de fora do parque. Fila que depois de aberta a vacinação foi desfeita com a entrosada integração da equipe de saúde do município e parceiros voluntários do Lions de Estrela. Trabalho reconhecido pelos mais de 260 vacinados no dia, entre eles o casal Silvino e Regina Graf, de Novo Paraíso, que presentearam a equipe com pitaias orgânicas de sua produção. “Temos que agradecer o esforço deles e a organização.”

Com o prosseguimento da campanha já programada para segunda (29) e terça-feira (30), a Secretaria Municipal da Saúde atingirá a marca de sete ações em dez dias. E com a anunciada chegada de novo lote com 290 mil vacinas ao Estado, e o possível despacho imediato de doses para as cidades do interior, já é estudada a sequência das novas etapas. Apesar de calcular uma média de vacinados para cada respectiva faixa etária baseada a partir de outras campanhas, a Saúde não pode garantir a totalidade dos vacinados para os últimos grupos, levando em consideração que muitos pretendentes de mais idade, que não compareceram em seus respectivos dias, podem e têm o direito de se vacinarem depois.

Além de documento com nº do CPF, carteira de vacinação e uso de máscara, é exigido aos postulantes da vacina comprovante de residência. Isso para restringir a imunização a quem de fato mora no município. Vale ressaltar que no atual momento a vacinação para outras enfermidades, no Posto Central, ocorre somente das 7h30 às 9h; das 15h às 19h. Mais informações no Centro de Triagem Covid (3981-1098 / 99127-9045) e na Vigilância em Saúde (3981-1136).

Plantão

O Plano Emergencial de Atendimento à População, que amplia horários da Unidade Covid do município, segue em execução, inclusive com plantões aos finais de semana. O atendimento ocorre na Unidade Covid Boa União, que funciona junto à Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro: das 7h às 20h em dias da semana; e das 9h às 16h nos plantões nos finais de semana. Mais informações no Centro de Triagem Covid (3981-1098) e na Vigilância em Saúde (3981-1136). AI/VM

Fotos: 

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui