Estrela inicia vacinação em nova faixa etária nesta segunda-feira

Etapa abriu a imunização para idosos com 76 anos ou mais e fará a de pessoas com 74 e 75 ou mais nesta terça (16) e quinta-feira (18)


0
Parque Princesa do Vale passou a ser o local utilizado para o drive thru da vacinação (Foto: Rodrigo Angeli/Prefeitura de Estrela) 

A equipe da Saúde da Prefeitura de Estrela realizou, por quatro horas, entre o meio da manhã e tarde desta segunda-feira (15), a vacinação contra a Covid-19 para os idosos com 76 anos ou mais. Nesta terça-feira (16) a ação se repetirá, mais uma vez das 10h às 14h, outra vez em modelo drive thru. As novidades serão o local escolhido para a imunização – Parque Princesa do Vale – e as idades: 74 e 75 anos ou mais. Ao todo, a campanha já vacinou 2.111 estrelenses com a primeira dose e 1.027 com a segunda dose, que também terá nova etapa nesta semana.

A campanha nesta segunda-feira (15) marcou a estreia do novo local. E a avaliação tanto por parte da equipe de Saúde como das pessoas que foram buscar a imunização é de que tudo funcionou muito bem. Para o titular da pasta no município, Celso Kaplan, “o Lelo”, a mudança do local do drive thru, da rua em frente à Unidade Básica de Saúde (UBS) Central para o Parque Princesa do Vale, foi muito positiva. “Sabíamos que isso hora ou outra teria que ser feito, a fim de evitar a desnecessária mistura das pessoas que vão buscar a vacina com as pessoas que procuram o atendimento no Posto Central, e porque a tendência é que aumente o número de pessoas procurando a imunização com o baixar das faixas etárias”, explica.

Como de costume, antes de iniciar a etapa, havia pequena fila, mas com a entrada no Parque dos carros em mão dupla, e com quatro pontos de vacinação embaixo da estrutura coberta da quadra de lazer, a mesma foi desfeita em poucos minutos. O casal Camilo e Arleti Souza foi junto buscar ficar mais seguro. “Foi mais fácil e rápido do que eu imaginava. E eu como enfermeira aposentada sei da importância de todos estes profissionais envolvidos nestas ações”, declarou. Ao todo, foram vacinadas mais 106 pessoas na faixa dos 76 anos.

Mais idades

Nesta terça-feira (16) a ação não mudará em nada, a não ser a idade dos postulantes à vacina. Antes anunciada apenas para as pessoas com 75 anos ou mais, a etapa já permitirá a vacinação de pessoas com 74 anos ou mais. Caso alguém não consiga buscar a aplicação, terá nova oportunidade já nesta quinta-feira (18), no mesmo horário e local. As equipes de saúde solicitam que as pessoas não façam fila nem tenham pressa, descartem descer do carro, já tenham em mãos documentos com registro de CPF e carteira de vacinação e usem máscaras

Segunda dose

No último sábado (12) foi realizada a vacinação da segunda dose para idosos com 85 anos ou mais. Foram 206 senhores e senhoras imunizadas e outros 22 acamados. Quem não compareceu poderá fazê-lo na quinta-feira (18), quando já será aplicada a segunda dose para as pessoas acima dos 83 anos ou mais.

Volta das ESF

O Plano Emergencial de Atendimento à População, que amplia horários da Unidade Covid do município, segue em em execução, inclusive com plantões aos finais de semana. O atendimento ocorre na Unidade Covid Boa União, que funciona junto à Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro: agora das 7h às 20h em dias da semana; e das 9h às 16h nos plantões nos finais de semana. O que foi retomado, após uma semana de suspensão em razão da cedência dos profissionais para auxílio ao Hospital Estrela, é o atendimento nas unidades da Estratégia de Saúde da Família (ESF) dos bairros Imigrantes, Indústrias e Moinhos. Mais informações no Centro de Triagem Covid (3981-1098) e na Vigilância em Saúde (3981-1136). Ao todo já foram vacinados 2.193 estrelenses em primeira dose e 808 com a segunda dose. AI/VM

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui