Estrela inicia vacinação em pessoas com 56 anos ou mais contra a Covid-19 nesta quarta-feira

Pessoas com 56 anos ou mais já poderão buscar a imunização nesta quarta-feira (9)


0
Foto: Saúde/Prefeitura de Estrela

O Governo de Estrela dá prosseguimento ao seu planejamento na campanha contra a pandemia. Depois de realizar nesta terça-feira (8) mais uma etapa para dar nova oportunidade a quem já estava apto a receber a primeira dose (D1), a Secretaria Municipal de Saúde vai reduzir a idade limite. Na etapa desta quarta-feira (9) já poderão buscar a imunização pessoas com 56 anos ou mais. E na etapa de sábado (12) o limite será ainda menor: 50 anos ou mais. Quem tem comorbidades acima dos 18 anos e demais especificidades; e profissionais da educação também seguem habilitados.

Nesta terça, 294 pessoas compareceram ao Parque Princesa do Vale para receber a D1, em uma amostra de que o público-alvo das pessoas com 59 anos ou mais e demais grupos prioritários já teve grande alcance com as etapas realizadas anteriormente. Assim, o planejamento de baixar a idade média ainda nesta semana foi confirmado. Neste sentido, as equipes de enfermagem da prefeitura pedem calma à população, pois acreditam que a procura será grande. Contudo, novas etapas para estas mesmas faixas etárias serão realizadas imediatamente na próxima semana.

Saiba mais

As etapas seguirão ocorrendo no Parque Princesa do Vale, das 8h às 12h, no modelo drive thru. Pessoas que forem a pé ao Parque serão vacinadas a partir das 9h. Será organizada uma fila e mantido o distanciamento social. Entre as exigências ir com máscara, mesmo quem estiver nos veículos. Levar identidade ou CPF e comprovante de residência. Pessoas comorbidades e demais especificidades acima dos 18 anos, como ter Síndrome de Down; estar vivendo com HIV/Aids; ou deficiência permanente, é exigido receita médica atualizada (últimos 6 meses) ou laudo médico que comprove a comorbidade (com CID, especificada a patologia). As vacinas da Pfizer, por exigirem mais cuidados, estão sendo aplicadas somente no Posto Central, dedicadas inicialmente às gestantes e puérperas.

Considerando a população estimada de Estrela, que hoje é de 34 mil pessoas, o índice de vacinação da população com a primeira dose supera os 29%. O índice cresce muito, e supera os 37%, quando o cálculo leva em consideração apenas o público-alvo apto. Ao todo são 10.390 cidadãos com a D1 e 5.545 com a segunda dose (D2). A expectativa é que entre 1,5 mil e duas mil pessoas possam ser imunizadas entre esta e a próxima semana, e assim o percentual deve chegar aos 40%. AI/VM

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui