Estrela prepara ações alusivas a Semana do Meio Ambiente 

Atividades lúdicas diversas serão realizadas com crianças e adultos voltadas à conscientização e preservação ambiental entre outras ações junto à população


0
Foto: Divulgação

A Prefeitura de Estrela esta preparando ações alusivas a Semana do Meio Ambiente de Estrela. A programação se estenderá de 1º a 6 de junho e prepara uma série de atividades educacionais e de conscientização para crianças, adultos, e práticas de preservação e combate a doenças. 

A campanha é uma promoção da Secretaria Municipal de Desenvolvimento, Inovação e Sustentabilidade, por meio do Departamento do Meio Ambiente e conta com apoio da Sala Verde Manoel Ribeiro Pontes Filho e das secretarias municipais da Saúde e da Infraestrutura Urbana.

A primeira ação, na terça-feira, ocorrerá a partir das 10h, na Praça Menna Barreto, no Centro: a trilha “Espécies Arbóreas – Conheça nossa Praça”. Na ocasião, Agentes Mirins que participam do programa Educação Ambiental da Sala Verde, alunos do Colégio Santo Antônio e da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) José Bonifácio farão um reconhecimento do espaço e da vegetação presente na praça. Após, para marcar a data, realizarão o plantio de uma muda da árvore símbolo de Estrela, o Ipê Roxo.

Na quarta-feira, às 9h, será realizada a Blitz Ecológica no calçadão de Estrela. Ímãs de geladeira que trazem as datas da coleta seletiva do lixo no município serão distribuídos à população. Também será realizada a entrega de mudas de espécies nativas diversas.

Na sexta-feira, às 10h, no Horto Municipal, ocorrerá a ‘Atividade de Educação Ambiental’. Agentes mirins de Educação Ambiental da Sala Verde e da Emef Pedro Jorge Schmidt, do Distrito da Delfina, realizarão visita ao Horto Florestal Municipal, onde farão um reconhecimento da área e dos diversos processos ali realizados com as espécies. 

O espaço, utilizado também para educação ambiental, está localizado na Linha Santa Rita e produz mudas de árvores utilizadas na arborização urbana, em compensação ambiental, reposição florestal obrigatória e para distribuição à comunidade em geral. Com 7,8 hectares, abriga exemplares arbóreos nativos existentes na região. Um viveiro com mil metros quadrados, com sombrite e irrigação automatizada, propicia as condições necessárias para o desenvolvimento das mudas.

No sábado, a partir das 9h, no Bairro Imigrantes, será realizado o ‘Mutirão contra a Dengue’ e o ‘Mutirão da Limpeza’. As operações serão semelhantes às realizadas há duas semanas no Bairro Moinhos, quando foram recolhidas mais de 14 cargas de materiais diversos abandonados em ruas e em terrenos, o que facilita o surgimento das larvas do mosquito Aedes aegypti, transmissor da Dengue. Na atividade conjunta da Sedis com as secretarias municipais da Saúde e da Infraestrutura Urbana, agentes de saúde e de endemia também auxiliarão a população na limpeza de pátios e na orientação ao combate da Dengue e outras doenças. Também será realizado o atendimento a cães domiciliares e de rua. AI/VM 

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui