Estrela pretende concluir aplicação da segunda dose da CoronaVac nesta sexta-feira

Expectativa da Secretaria da Saúde é imunizar 80 pessoas que precisam completar o ciclo vacinal


0
Foto: Luís Fernando Wagner

A Secretaria Municipal de Saúde de Estrela pretende concluir nesta sexta-feira (28) o ciclo de imunização contra a Covid-19 para pessoas que ainda precisam receber a segunda dose da CoronaVac. São 80 estrelenses que não completaram o esquema vacinal.


ouça a reportagem

 


“São pessoas que estão em atraso, sendo que muitas delas receberam a primeira dose entre os dias 3, 4, 12 e 15 de maio, mas pode ter gente que deveria que ter tomado a vacina em março e abril e ainda não completaram o esquema. Todos esses poderão ser vacinados nesta sexta-feira. Temos doses garantidas para todos que estão em atraso com a segunda dose da CoronaVac”, explica a coordenadora da campanha de imunização contra a Covid-19 em Estrela, enfermeira Ana Carolina Pádua Lopes.

A vacinação estende-se até o meio-dia, no Parque Princesa do Vale, no centro, preferencialmente no sistema drive-thru. “Porém, aqueles que vierem a pé, e se enquadram no grupo que precisa receber a segunda dose, também serão vacinados”, completa Ana.

Foto: Rodrigo Angeli / Divulgação

Ampliação dos grupos e retomada da aplicação da primeira dose

De acordo com a enfermeira Ana Carolina Pádua Lopes, novas etapas, inclusive para a primeira dose, devem ser deflagradas a partir da próxima semana.

“Recebemos um grande lote de vacinas da Pfizer/Biontech nesta semana. Teremos um novo dia para a primeira dose para aplicar em pessoas que estão dentro dos grupos prioritários. Na próxima terça (1) e quarta-feira (2), provavelmente, vamos ampliar para outros grupos, de acordo com o Plano Nacional de Imunização, provavelmente para os profissionais da educação”, frisa a enfermeira.

O cronograma de imunização está em fase de conclusão e deve ser anunciado nos próximos dias pela Secretaria Municipal de Saúde de Estrela. A vacinação de gestantes e puérperas segue, mas é realizada especialmente no Posto Central do Bairro Oriental.

Na terça-feira (1) poderão se imunizar pessoas com 18 anos ou mais que tenham Síndrome de Down, portadores de HIV/Aids e pessoas com comorbidades ou deficiência permanente. Será no Parque Princesa do Vale, das 8h às 12h, no modelo drive-thru. Quem for a pé deve chegar a partir das 9h e manter o distanciamento na fila e usar máscara.

A todos é exigido documento com foto e a carteira de vacinação entregue na ocasião da aplicação da primeira dose. A iniciativa de arrecadação de alimentos também continua ocorrendo no local com os voluntários do Lions Clube de Estrela.

Vacinação em Estrela atinge 26% da população

Desde o início da campanha, Estrela já vacinou mais de nove mil pessoas, o que representa 26% da população atual. Até então, são 9.312 pessoas que já receberam a primeira dose e 5.424 a segunda. AI/LF

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui