Estrela projeta ampliação da rede de internet nas escolas municipais

Sistema “piloto” está sendo implantado na Escola Odilo Afonso Thomé, no Bairro Imigrantes; meta é tornar a conexão com a internet mais eficiente


0
Foto: Divulgação

O Governo de Estrela atua para ampliar a conexão sem fio à rede de internet nas escolas municipais. A ação realizada na Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Odilo Afonso Thomé deverá ser repetida em todas as escolas, ampliando a capacidade de conexão e uso simultâneo da rede para fins pedagógicos.

Para o coordenador de Projetos de Tecnologia da Informação e Comunicação nas escolas, Paulo Sehn, o projeto prevê uma modernização do sistema atualmente utilizado. “Com a chegada dos chromebooks e o uso pedagógico da internet em sala de aula, a quantidade de acessos simultâneos à rede aumentou e fez com que se pensasse em uma solução para melhorarmos o sistema atual”, explica.

Foto: Divulgação

Sehn destaca que, com a mudança, cada sala de aula passa a ter o seu ponto de acesso à internet. “No caso da Odilo, para se fazer uma comparação. Antes da instalação haviam apenas quatro pontos em toda escola. Decidimos por esta ampliação na Odilo Afonso Thomé por conta da quantidade de alunos e pelas dimensões do prédio”, diz o coordenador.

Além dos novos pontos de acesso, foram instalados em cada andar do prédio um Switch Giga LAN para gerenciar e distribuir a internet, além de todo cabeamento colocado em eletrocalhas. “Após instalado e validado na Odilo, o sistema será replicado neste formato em todas as instituições de Ensino do município, já com vistas a atender novos projetos. O uso da internet em sala de aula é uma poderosa ferramenta pedagógica, necessária nos dias de hoje”, avalia Sehn. AI/VM

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui