Estrela realiza programação especial para o dia do Colono e Motorista 

Data será marcada por uma série de atrações e eventos no município ao longo do sábado e domingo


0
Foto: Divulgação

Uma das datas comemorativas mais tradicionais e festejadas no Brasil, por envolver duas das principais classes profissionais do País, o Dia do Colono e Motorista terá este ano novamente especial programação em Estrela. Uma série de atrações e eventos está programada para marcar a passagem da mesma ao longo do sábado (24) e domingo (25). O Governo de Estrela vai aproveitar o envolvimento social da mesma para, através das secretarias de Cultura, Esporte e Lazer (Secel); Agricultura; e do Desenvolvimento, Inovação e Sustentabilidade (Sedis); promover atividades como Quermesse Rural e a Carreata de São Cristóvão, também Feira de Cães; Cãominhada, shows, inauguração de painéis artísticos e da rampa de acesso ao Rio Taquari no Parque da Lagoa, entre outros.

Quermesse Rural

A programação iniciará ainda no sábado pela manhã, quando a Quermesse Rural movimentará a Praça Henrique Roolart, que fica ao lado da Feira do Produtor. E justamente uma feira de produtos do interior do município, com a participação da Associação das Mulheres Estrelenses (AME) poderá ser conferida pelo público. As integrantes produzirão receitas diferenciadas que remetem ao interior e vão comercializar em tendas que serão dispostas no entorno da praça. O grupo de jovens da CLJ da Paróquia São Cristóvão é outro que comercializará produtos. A Emater fará a entrega de mudas de temperos e oportunizará uma oficina para a utilização dos mesmos. Já o STR Estrela promoverá uma exposição de máquinas agrícolas antigas. Pontos de alimentação da cidade foram convidados a produzir receitas com a temática rural e a comercializá-las em seus pontos fixos. Às 10h será realizada uma homenagem aos agricultores premiados com o Troféu Frontine Caye, em 2019. Um telão fará a exposição de vídeos com depoimentos de produtores e de motoristas.

Parque da Lagoa

Às 9h, no Parque da Lagoa, será realizada a apresentação da nova rampa de acesso ao Rio Taquari. Uma ‘Remada Festiva’ promovida pela Associação de Ecologia e Canoagem (Aeca), envolvendo participantes de todo o Estado, será realizada no local para marcar o ato e também comemorar o retorno da modalidade e o aniversário da entidade, que completou 36 anos em junho.

Feira de Cães

A Escadaria de Estrela será outro local sede de atrações. Das 15h às 16h30 será realizada a Feira de Adoção de Cães do Canil Municipal, em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento, Inovação e Sustentabilidade (Sedis) e apoio da Associação Estrelense de Proteção aos Animais (Aepa). Ao todo serão cerca dez animais. Um show do adestrador Rudinho Bombassado animará as famílias, e trará dicas para educar os cachorros, em um “aquecimento” para a ‘Cãominhada’ programada para o domingo.

Painéis

Já às 16h, será realizada a inauguração oficial dos painéis de arte da Escadaria. Um show da banda Zangaia e Rafael Machado (vocalista do Chimarruts), a partir das 16h30, em evento presencial e também com transmissão online, fechará a programação de sábado (24).

Carreata

O domingo (25) também será de intensa programação. A partir das 14h, em frente ao Parque Princesa do Vale, será realizada a concentração para a ‘Carreata de São Cristóvão’. A mesma terá largada às 14h30, após benção a todos os presentes, e participação especial do Grupo de Motoqueiros Bodes do Asfalto. Às 16h está agendada missa solene em honra a São Cristóvão, na Paróquia São Cristóvão, no Bairro Boa União.

Cãominhada e show

Entre às 15h30 e 17h de domingo, o artista Valdecir de Moura se apresentará ao público na Escadaria de Estrela. Será de lá, que, às 16h, partirá mais uma edição da Cãominhada, que percorrerá percurso de um quilômetro por vias centrais da cidade, até o retorno ao local. Na ocasião será realizada a campanha de arrecadação de ração para cães, que será destinada à Associação Estrelense de Proteção aos Animais (Aepa). AI/VM

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui