Estrela realiza vacinação contra a covid-19 neste sábado

Ação agendada para este sábado (9), no Parque Princesa do Vale, antecipa dose da Pfizer que ocorreria somente no dia 23


0

Mais de 120 pessoas que estavam em atraso com a segunda dose (D2) da vacina contra a covid-19 em Estrela sendo com os imunizantes da AstraZeneca e CoronaVac, compareceram à unidade Básica de Saúde Central – Posto Central nesta quinta-feira (7) e completaram o ciclo básico. Outra ação semelhante com o mesmo objetivo está agendada para este sábado (9), mas então no Parque Princesa do Vale, das 8h às 12h, e exclusiva para os que realizaram a primeira dose (D1) com a vacina da Pfizer e estão em atraso. A Secretaria Municipal da Saúde quer aproveitar a ocasião, em virtude da abertura de lotes de vacina do referido imunizante, para já realizar a D2 de quem a tinha agendado somente para o dia 23.

Assim, poderão comparecer no Parque neste sábado todos os que estão com a D2 da Pfizer em atraso como também aqueles que irão antecipá-la. Necessário levar documento com CPF e a carteira de vacinação cedida na ocasião da vacinação da D1. De acordo com a coordenadora da Equipe de Vacinação da pasta da Saúde, Ana Carolina Lopes, as ações para aplicação da D2 realizadas no início da semana, quando 35% do público total esperado não compareceu, são uma amostra de como há certo descuido ou mesmo desinteresse por parte da população depois de realizada a primeira vacina.

Segundo a coordenadora, as ações posteriores e específicas destinadas aos atrasados, como a realizada nesta quinta-feira (07), colaboram mas não amenizam muito a lista cada vez maior de pessoas que não completam o ciclo básico da imunização. “Até porque a Secretaria Municipal da Saúde segue ainda realizando etapas para aplicação da primeira dose, inclusive para novos grupos, como no caso das crianças e adolescentes maiores de 12 anos, o que só faz é aumentar o número de cidadãos que ainda precisam receber a D2”, frisa.

Foto: Divulgação

Primeira dose

Nesta quarta-feira (6) foi realizada nova sessão da primeira dose (D1) para maiores de 18 anos. Mais de 150 pessoas compareceram a UBS. “Entre essas, por exemplo, cinco pessoas com mais de 70 anos, que já tiveram pelo menos duas dezenas de oportunidades de se imunizar somente em etapas abertas, e outras muitas aqui na UBS”, ressalta a enfermeira-chefe.

Acamados

Ao longo da semana e na sexta-feira (8), com mais foco, serão realizadas etapas especiais para a vacinação de grupos específicos, como na aplicação da dose de reforço (D3) em pessoas acamadas ou com dificuldades de locomoção.

Números

Até então, Estrela soma 25.689 cidadãos acima dos 12 anos com a primeira dose (D1) contra a Covid. O número de vacinados (D2) por completo é de 18.618. A dose de reforço (D3) já conta com 256 imunizados. Mais informações pelo WhatsApp 9 9127-9045. AI/VM


DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui