Estrela realiza vacinação contra covid-19 em adolescentes neste sábado

O sábado (25) marcará o início da imunização dos adolescentes, num primeiro momento para quem tem entre 15 e 17 anos


0
Foto: Divulgação

Inicialmente as pessoas de mais idade; depois os mais jovens. Este é o cronograma da vacinação contra o covid em Estrela num período de 24 horas. A Secretaria Municipal da Saúde promoveu, na manhã desta sexta-feira (24), a primeira etapa de reforço (D3) para as pessoas da terceira idade. Já neste sábado, também pela manhã, será dada a largada para a imunização dos jovens menores de 18 anos que não tenham alguma comorbidade – doença preexistente.

A imunização dos jovens entre 12 e 17 anos será dividida. A primeira etapa, agendada para a manhã deste sábado, das 8h às 12h, no Parque Princesa do Vale, será voltada à faixa etária dos 15 aos 17 anos. Os adolescentes deverão estar acompanhados dos pais e responsáveis e estes portarem comprovante de residência. Todos devem utilizar máscaras e respeitar os demais protocolos de segurança. A atividade, que mais uma vez contará com o apoio do Lions de Estrela, seguirá os mesmos moldes das demais: se dará por ordem de chegada, seja no drive thru ou fila de pedestres. A vacinação dos jovens entre 12 e 14 anos está pré-agendada para dia 09 de outubro, mas pode ser tanto antecipada como adiada em razão da chegada ou não de novas doses.

Reforço

Nesta sexta, também no Parque Princesa do Vale, foi realizada a primeira etapa aberta para a aplicação da dose de reforço (D3) para a terceira idade. A ação neste primeiro momento foi voltada à faixa etária dos 78 anos ou mais, com uma restrição: ter realizado as duas doses anteriores da vacina há mais de seis meses. Imunossuprimidos graves também puderam receber a dose extra. Ao todo, foram 133 vacinados.

“Optamos por fazer este recorte da faixa etária pois são pessoas que já aplicaram a segunda dose há mais de seis meses, ainda em março, o que já justifica um reforço”, explica Ana Carolina Lopes, enfermeira-chefe do município à frente da campanha.

A enfermeira lembra ainda que para os imunossuprimidos, o intervalo a ser respeitado é de 28 dias desde a última dose aplicada. A próxima etapa de reforço está pré-agendada para 19 de outubro, quando já engloba outro grupo dentro do prazo de seis meses e nova faixa etária: 70 anos ou mais.

Números

Até então, Estrela soma 24.020 cidadãos acima dos 18 anos com a D1, incluindo os adolescentes entre 12 e 17 anos que possuem comorbidades. O número de vacinados por completo subiu para 16.730. A dose de reforço já conta com 173 imunizados. Mais informações pelo WhatsApp (51) 9 9127-9045. AI/VM

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui