Estrela registra aumento na procura de vacinas contra a covid-19

Busca pelas três doses ocorreu mais uma vez de forma mais intensa nesta quinta-feira (6)


0
Foto: Prefeitura de Estrela / Divulgação

Com um movimento como há muito tempo não registrava, a Secretaria Municipal de Saúde de Estrela realizou, até o fim da tarde desta quinta-feira (6), a segunda etapa da primeira semana de 2022 da campanha de imunização contra a covid-19, a nona semana seguida desde que foi adotada a estratégia na qual é possível ao cidadão buscar uma das três doses da imunização em uma mesma data e local.

Ao contrário das últimas etapas realizadas ao fim de 2021, o movimento na Unidade Básica de Saúde (UBS) Central, no Bairro Oriental, foi mais uma vez muito intenso, comparado a quando a vacinação ganhou força no auge da doença. A etapa desta sexta-feira (7) à tarde está confirmada e a expectativa é de grande procura. A ação de sábado (8) será realizada com a chegada de lote extra.

Foto: Prefeitura de Estrela / Divulgação

A estratégia da vacinação das três doses em uma mesma etapa só foi adotada pelo departamento de vacinação do município a partir do momento que a busca da população pela imunização se tornou menor, sendo que a atual procura pelas três escalas da vacina em um mesmo dia não se comparava ao auge da campanha, quando apenas uma dose movimentava centenas de pessoas. No entanto, já na etapa de terça-feira (4) a procura foi mais intensa e nesta quinta (6) ainda maior.

Pela manhã foi dada nova oportunidade para a aplicação da segunda dose/reforço do imunizante da Janssen. E como tem sido rotina entre o grupo que utilizou o respectivo imunizante, a procura foi considerada estável: 48 pessoas. Mas à tarde, quando ocorreu a aplicação da primeira, segunda e terceira dose dos imunizantes da AstraZeneca, CoronaVac e Pfizer, o movimento foi intenso. Mais nove cidadãos compareceram para receber a primeira vacina, número que duplicou em relação à última semana de 2021. A procura pela segunda dose seguiu a média estável de 50 pessoas por etapa, mas a dose de reforço, como tem sido uma rotina, foi muito requisitada. Foram mais de 700 na semana.

Números

No total até então, em duas etapas da semana foram mais de 900 pessoas vacinadas com uma das três doses. Estrela soma até agora 26.947 cidadãos acima dos 12 anos com a primeira dose, de um total estimado de 27,7 mil a serem imunizados. O número de vacinados por completo é de 25.672, número que não contabilizam as unidades da Janssen, já que estas entram para a contagem de reforço.

A dose de reforço já foi aplicada a 6.993 estrelenses. Segundo o último boletim epidemiológico, Estrela já contabilizou 4.373 casos positivos. Destes, 4.258 recuperados. São 41 casos ativos e 74 óbitos (último dia 14 de novembro).

Doses

Nesta sexta-feira (7) à tarde a etapa será para as três doses dos imunizantes da Pfizer, AstraZeneca e CoronaVac, e ocorrerá novamente na UBS Central, das 13h30 às 16h, ou enquanto houver disponibilidade de doses. Novo lote só deve chegar no início da próxima semana.

A primeira dose está disponível a todos os maiores de 12 anos. Os menores de 18 anos devem comparecer com um responsável. Estes devem ainda levar comprovante de residência e documento oficial com CPF.

A segunda dose será aplicada a todos os que estão em atraso com os imunizantes da AstraZeneca, CoronaVac e da Pfizer. Também no caso da Pfizer está agendada a segunda dose para aqueles que iniciaram a vacinação até dia 8 de novembro.

Já a dose de reforço – AstraZeneca, CoronaVac e da Pfizer – segue com a ampliação diária do público-alvo. Como novidade, agora, já dentro do intervalo reduzido de quatro meses. Assim, poderá solicitá-la todos aqueles que aplicaram a D2 até 03/09. Mais informações pelo WhatsApp (51) 9 9127-9045. AI/VM

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui