Estrela supera 27 mil pessoas vacinadas

Município supera simbólica marca e já tem 97,5% do público-alvo imunizado; próxima semana prevê cinco etapas, entre elas a infantil


0
Foto: Pablo Reis / Divulgação

Foi realizada, nesta sexta-feira (21), mais uma etapa da programação semanal da vacinação contra a Covid em Estrela. Esta exclusiva à dose de reforço da Janssen. A tabela que se iniciou na terça-feira (18), com ações especiais fechadas em empresas, prosseguiu com mais duas etapas abertas ao público na quarta (19) e quinta-feira (20). A tabela previa ainda uma etapa especial no sábado (21), que daria início à imunização das crianças de 5 a 11 anos, mas que precisou ser adiada porque a equipe local capacitada para a aplicação das vacinas, que seguem um regramento especial, positivou para o vírus da Covid. Apesar de ter sido a semana com menos etapas nos últimos três meses, mais de 400 foram vacinados com uma das três doses, sendo 14 cidadãos que só agora iniciaram o ciclo. Com isso, o município finalmente superou a barreira dos 27 mil imunizados com a primeira dose, o que representa 97,5% do público-alvo.

A próxima semana prevê cinco etapas, entre elas a infantil. Na segunda-feira (24) à tarde e quarta-feira (26) pela manhã serão aplicadas as três doses, na Unidade Básica de Saúde (UBS) Central, no Bairro Oriental. Na terça-feira (25) ocorrerão as ações especiais fechadas em empresas. Na quinta-feira (27) pela manhã a ação será destinada a aplicação de reforço da vacina com imunizante da Janssen. Já no sábado (29) será dado início à imunização das crianças. O cronograma poderá ainda sofrer alterações.

Crianças

Depois de ser adiada, a previsão de que a vacinação infantil no município tenha seu início no próximo sábado (29). A faixa etária será de 5 a 11 anos, mas apenas com comorbidades, além das indígenas. A aplicação ocorrerá em sala exclusiva, com espaço para recepção de crianças e responsáveis, que deverão permanecer no local por 20 minutos. O cronograma poderá ser ampliado nos próximos dias caso chegue novo lote de vacinas.

Doses

A primeira dose está disponível a todos os maiores de 12 anos. Os menores de 18 anos devem comparecer com um responsável. Estes devem ainda levar comprovante de residência e documento oficial com CPF.

A segunda dose será aplicada a todos os que estão em atraso com os imunizantes da AstraZeneca, CoronaVac e da Pfizer. Também no caso da Pfizer, está agendada a segunda dose

Já a dose de reforço – AstraZeneca, CoronaVac e da Pfizer – segue com a ampliação diária do público-alvo, já dentro do intervalo reduzido de quatro meses. Mais informações pelo Whats 99127-9045.

Números

Estrela registra até o momento 27.009 cidadãos acima dos 12 anos com a primeira dose, de um total estimado de 27.700 a serem imunizados, o que equivale a 97.5% do público alvo. O número de vacinados por completo (duas doses) é de 25.927 (93,5%), número que não contabilizam as unidades da Janssen, já que estas entram para a contagem de reforço. A dose de reforço (D3) já foi aplicada a 8.706 estrelenses (31,4%). AI/RS

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui