Estrela terá festas de São João no ginásio Cristo Rei e no calçadão nesta semana

Na quinta-feira (23) arraial é direcionado a educação municipal e comunidade, e na sexta-feira (24) o calçadão se tornará em festividade


0
Decoração do São João no Calçadão foi inspirado nas comemorações juninas do Nordeste do Brasil (Foto: Rodrigo Nascimento/Governo de Estrela)

Não importa as condições climáticas, nesta semana está confirmada duas festas de São João em Estrela. A primeira ocorre na quinta-feira (23) no ginásio Cristo Rei, das 18h às 22h. A coordenadora da educação infantil de Estrela, Erotildes Sulzbach, fala que a festividade é para toda a rede municipal de educação do município e comunidade em geral. “Será a primeira edição do Arraial da Educação, todas as escolas municipais vão estar comemorando o São João no Cristo Rei, vamos ter apresentação artística das escolas e todos os comes tradicionais”, antecipa. A entrada é gratuita.

Já no dia seguinte, na sexta-feira (24), ocorre o São João no calçadão, para toda a comunidade, com entrada franca. A coordenadora da Secretaria Municipal de Turismo, Cultura, Esporte e Lazer (Setcel), Sandra Ahlert, fala que o trânsito será interrompido para o evento. “Vamos fazer um São João no calçadão, com várias apresentações, uma festa de passagem e não de aglomeração. Teremos barraquinhas de quentão, chocolate quente e comidas tipicas. Faça sol ou chuva, a festa vai sair”, destaca. A comemoração será realizada entre às 14h e 20h.

Além da equipe da Setcel, voluntários do Rotary Clube, da Liga Feminina de Combate ao Câncer de Estrela e os estudantes dos “Terceirões” – terceiros anos do Ensino Médio dos Colégio Santo Antônio e Colégio Martin Luther – farão intervenções com banquinhas e atrações culturais.

A programação ocorre nos turnos da tarde e noite. Haverá a tradicional dança da quadrilha
e o famoso casamento caipira.

No clima do Nordeste

Paralelo à programação do Dia de São João, a equipe do Barracão segue trabalhando para deixar todo espaço dentro da característica junina. O decorador Mauro Ferreira e sua assistente Neca Menezes trabalham para tingir o Calçadão com as cores da tradição. “A decoração é inspirada na tradição do Nordeste, nas festas juninas mais famosas do Brasil”, define Ferreira.

A montagem da decoração foi iniciada nesta segunda-feira (20), substituindo as flâmulas e as cores de Estrela.

Texto: Caroline Silva
jornalismo@independente.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui