Estrela terá nova etapa de imunização contra a Covid-19 somente na sexta-feira

No sábado está prevista aplicação de primeiras doses


0
Foto: Divulgação

Mais de 660 pessoas foram ao Parque Princesa do Vale, no sábado (17), completar a imunização contra a Covid-19 antes do planejado inicialmente. A primeira etapa de antecipação da dose complementar (D2) em Estrela, de acordo com as novas normativas, ocorreu dentro do planejado, mesmo que o número de beneficiados poderia ter sido ainda maior. Nova etapa com o mesmo objetivo ocorrerá na sexta-feira (23). No sábado (24) será realizada sessão para aplicação da primeira dose (D1) ao público em geral.

A etapa realizada no Parque Princesa do Vale, que foi acompanhada pelo prefeito Elmar Schneider, completou a imunização de 667 pessoas que tinham inicialmente agendadas as datas de 26, 28/07, 30 e 31/07 e 02 de agosto (informada na carteira de vacinação cedida na ocasião da primeira dose) para completar o processo. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, outras 357 poderiam ter feito o mesmo. Ainda assim, o balanço foi avaliado como positivo pela equipe de saúde, considerando que se trata de uma novidade e que nem todos compreenderam o benefício. Para tanto, outra etapa de antecipação já está agendada para sexta-feira (23), com o mesmo objetivo. “No caso, poderão buscar a segunda dose da AstraZeneca todos aqueles cidadãos que em sua carteira de vacinação tem a data agendada para isso até 05 de agosto, incluindo os que já poderiam ter completado a imunização no sábado”, destaca a enfermeira-chefe, Ana Carolina Pádua Lopes. “Como também aqueles que, independente da antecipação, já estavam em atraso”, alerta.

Primeira dose

Nova etapa para a aplicação da primeira dose está agendada para o sábado (24). A mesma ocorrerá no Parque Princesa do Vale, das 8h às 12h, no mesmo modelo adotado até então na campanha estrelense. A idade limite a princípio será de 30 anos, mas a mesma poderá ser rebaixada dependendo do número de doses que o município receberá esta semana. Na quinta-feira (22) será dada nova oportunidade às mulheres gestantes, puérperas, e lactantes, com vacinação na Unidade Básica de Saúde.

No geral, o município já vacinou 18.255 estrelenses com a D1, o que faz Estrela superar a marca de 70% do público-alvo, considerando a estimativa de 26 mil a serem imunizados segundo os cálculos iniciais. Agora são ao todo também 8.597 cidadãos com a dose complementar (D2), ou mais de 33% da população, o que a deixa com um dos melhores percentuais do Estado nos dois levantamentos. AI/VM

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui