Estrela vacina pessoas com 50 anos ou mais neste sábado

A mobilização no Parque Princesa do Vale deve atingir entre 500 e 800 pessoas


0
Foto: Rodrigo Angeli / Prefeitura de Estrela

O sábado (12) será de mobilização no Parque Princesa do Vale em Estrela em torno da vacinação contra a Covid. O Governo de Estrela, dando sequência ao seu plano de imunização, realizará nova etapa que contempla com a primeira dose (D1) pessoas com 50 anos ou mais, e também os demais grupos prioritários. Será das 8h às 12h, no modelo drive-thru. Pessoas que forem a pé ao parque serão vacinadas a partir das 9h. A ação deve ser uma das maiores desde o início da campanha, muito em razão da redução da idade limite que baixou em seis anos em relação à etapa de quarta-feira (9). Até o momento, o município já imunizou 10.758 estrelenses com a D1 e 5.556 com a segunda dose (D2).

A expectativa da Secretaria Municipal da Saúde é que entre 500 e 800 pessoas ou mais possam buscar a vacina já neste sábado, o que pode levar a etapa a ser a maior já realizada. Na última quarta-feira (56 anos ou mais e comorbidades) foram 429 doses aplicadas. No dia 17 de abril, 651 doses para pessoas com 72 e 73 anos; e no dia 20 de maio 705 pessoas receberam a segunda dose da CoronaVac.

Foto: Rodrigo Angeli / Prefeitura de Estrela

De acordo com a equipe de enfermagem, é difícil chegar a um quantitativo mais aproximado por diversos motivos. “Há sim um grande público com 50 anos ou mais para ser imunizado, e acreditamos que ainda muitas pessoas acima dos 56 anos, cuja primeira oportunidade foi realizada na quarta-feira, não puderam comparecer e o farão agora. Ao mesmo tempo há muitas pessoas dentro destas faixas etárias que já podem ter buscado a imunização por outros grupos aptos, como as pessoas com comorbidades, educadores e outros”, explica a enfermeira-chefe Ana Carolina Lopes, coordenadora da campanha.

“E por ser um sábado, e ainda permitir a imunização dos demais grupos prioritários, acreditamos que o movimento seja intenso, mas haverá doses disponíveis para todas as faixas etárias. Por isso pedimos calma, paciência, que as pessoas podem buscar a imunização ao longo de toda a manhã e que, se não for possível agora, haverá novas oportunidades nos próximos dias”, ressalta.

Será organizada uma fila e mantido o distanciamento social. Entre as exigências ir com máscara, mesmo quem estiver nos veículos. Levar identidade ou CPF e comprovante de residência. Para pessoas com comorbidades e demais especificidades acima dos 18 anos, como ter Síndrome de Down; estar vivendo com HIV/Aids; ou deficiência permanente, é exigido receita médica atualizada (últimos 6 meses) ou laudo médico que comprove a comorbidade (com CID, especificada a patologia).

Foto: Rodrigo Angeli / Prefeitura de Estrela

Demais etapas

Nesta sexta-feira (11) foi realizada a aplicação da D2 do imunizante da CoronaVac para quem estava em atraso. A Equipe da Saúde fez a convocação pessoal e as vacinas foram aplicadas na Unidade Básica de Saúde (UBS) Central. As gestantes e puérperas também seguem sendo imunizadas no Posto Central, diariamente.

Motoristas

Na segunda-feira (12) a imunização abrirá oportunidade a outro grupo: os motoristas profissionais, exclusiva. A vacinação no Parque Princesa do Vale ocorrerá nos mesmos modelos das demais. Entre as exigências, apresentar a CNH categoria C, D, E ou comprovante de vínculo com a empresa. AI/RC

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui