Estudante de Engenharia Ambiental e Sanitária da Univates é selecionado para programa do governo dos Estados Unidos 

Iniciativa está ligada também à Universidade de Washington 


0
Henrique Pretto Etgeton (Foto: Divulgação / Acervo pessoal)

O estudante do curso de Engenharia Ambiental e Sanitária da Univates Henrique Pretto Etgeton foi selecionado para participar do Study of the U.S. Institutes (SUSIs) for Student Leaders, programa promovido pelo governo dos Estados Unidos. 

Lajeadense, Etgeton participará do programa com enfoque na educação para o futuro do trabalho, cujas instituições anfitriãs são a Meridian International Center e a Foundation for International Understanding Through Students (Fiuts), da Universidade de Washington. 

As atividades virtuais iniciaram em junho e vão até julho de 2021. Há a possibilidade de uma viagem aos Estados Unidos no final do ano, dependendo da situação da pandemia. Nesta edição, pela Fiuts, participam pessoas de países como a Índia, Indonésia, Nigéria e Tunísia, além do Brasil. 

O estudante demonstra empolgação com a perspectiva de participar do programa. “Tenho ótimas expectativas. É uma ótima oportunidade para entrar em contato com as instituições acadêmicas e governamentais que formam o conhecimento sobre o tema. Também vou entrar em contato com estudantes e professores de várias nacionalidades, o que sempre é uma ótima experiência”, garante. 

Etgeton relaciona o interesse pelo programa com a formação interdisciplinar que tem no curso de Engenharia Ambiental e Sanitária da Univates. “Desenvolvi minha aplicação com foco no papel que o profissional da área ambiental tem na sociedade como um todo, devendo estar atento a todas as questões sociais e econômicas que afetam o desenvolvimento de políticas públicas de meio ambiente e a gestão de recursos naturais, por exemplo”. Nesse sentido, ele espera que o SUSIs contribua para expandir seus conhecimentos em áreas paralelas ao meio ambiente, mas que influenciam diretamente no entendimento que se tem do profissional da área. 

O Susis

A Fiuts é uma organização sem fins lucrativos fundada no campus da Universidade de Washington, em Seattle, em 1948 para promover a compreensão internacional por meio da amizade. A missão é promover o entendimento internacional a partir de experiências interculturais, liderança estudantil e conexões com a comunidade.

Além de estarem dedicadas à comunidade da Universidade de Washington, as iniciativas da Fiuts vão além, como a participação no SUSIs, que a Fundação hospeda desde 2014. Você pode saber mais sobre a organização e programação no site www.fiuts.org ou nas redes sociais da Fiuts (Facebook, Instagram e Twitter). AI/VM

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui