Estudantes da rede pública de Colinas utilizarão a estrutura do Complexo Esportivo da Univates 

Cerca de 80 alunos serão beneficiados


0

Na manhã desta sexta-feira (6), a Univates e a Prefeitura de Colinas firmaram um convênio que garantirá aos estudantes matriculados na rede pública municipal de educação a utilização da estrutura do Complexo Esportivo da Instituição para a realização de atividades físicas. É assim que nasce o projeto “Identificando Talentos Esportivos”, um esforço da união da Universidade com a administração pública municipal objetivando fortalecer a cultura do esporte e melhorar a qualidade de vida de crianças e adolescentes de Colinas.

Foto: Divulgação

Os estudantes dos anos finais do Ensino Fundamental desenvolverão, na Univates, atividades práticas como ginástica, atletismo, natação e basquete. A parceria prevê o atendimento de aproximadamente 80 alunos nas segundas e quintas-feiras à tarde. O projeto tem como metas promover atividades físicas práticas, estimulando a  consciência e a cultura para práticas saudáveis; e identificar alunos, por aptidão e afinidade, com talento para o desenvolvimento das práticas em nível competitivo. As atividades serão realizadas no Complexo Esportivo – na Piscina, na Sala de Ginástica e no Ginásio Poliesportivo – e no Estádio Olímpico.

Foto: Divulgação

A Univates esteve representada na assinatura do documento pela reitora, professora Evania Schneider; pelo pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, professor Carlos Candido da Silva Cyrne; pela gerente do Escritório de Relações com o Mercado (ERM), Cristiani Reimers; pelo gerente do Complexo Esportivo, professor Clairton Wachholz; e pelo coordenador dos cursos de Educação Física, licenciatura e bacharelado, professor Leonardo De Ross Rosa.

Colinas esteve representada pelo prefeito, Sandro Herrmann; pela vice-prefeita, Regina Beatris Sulzbach; e pelo secretário de Educação, Cultura, Turismo e Desporto, Edelbert Jasper.

Conforme as autoridades presentes, o clima é de expectativa pelo início do projeto, que tem grande potencial para transformar a vida das crianças e adolescentes participantes. A intenção é que seja um projeto-piloto e que outras administrações públicas da região do Vale do Taquari possam se inspirar na parceria. “Essa iniciativa, ao permitir que os estudantes utilizem a estrutura da Univates, é louvável. Esperamos que seja um exemplo, pois as possibilidades são muitas”, destaca a reitora da Instituição.

Para o prefeito Sandro Herrmann, na relação de integração entre a Universidade do Vale do Taquari e os municípios da região os benefícios são mútuos e ampliados, também, para toda a população. “Essa união precisa ser mais presente e continuar gerando frutos”, observa.

Início das atividades 

Para o início dos trabalhos, previsto para 16 de agosto, está projetada a realização de avaliação seguindo metodologia do Projeto Esporte Brasil (Proesp-BR) e, após, a divisão dos alunos em quatro grupos para prática – a cada semana, na forma de rodízio, acontecerão as atividades nas quatro modalidades –, em aulas de 1 hora e 15 minutos, com intervalo de 30 minutos para descanso e lanche, que também será fornecido pela Prefeitura por meio do projeto.

Ao longo do projeto, que deve durar todo o segundo semestre de 2021, os acadêmicos dos cursos de Educação Física, licenciatura e bacharelado, acompanhados por profissionais, serão envolvidos nas atividades como uma maneira de aproximar as práticas do mercado de trabalho com o contexto da graduação.

Além das atividades físicas, a iniciativa também contempla orientação para alimentação saudável, trabalhada em palestras mensais com os alunos, ministradas por uma nutricionista especializada. A Univates realizará reuniões mensais para a troca de informações entre a equipe do projeto e os responsáveis, no município, pela orientação física dos alunos, de forma a oferecer acompanhamento.

Em dezembro de 2021 serão realizadas avaliações de aptidão de cada aluno para cada uma das modalidades e, respeitando os desejos individuais, indicados os alunos com potencial de aprimoramento. AI/VM


DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui