Estudantes da Univates realizam estágio e participam de viagem internacional com atletas da Avates

Acadêmicos acompanharam equipes na Fiesta Argentina Infantil de Voley Sub15, na província de Santa Fé


0
Daniela e Edinan (Foto: Divulgação)

Os estágios curriculares complementam a formação dos estudantes e oportunizam uma aproximação com a realidade profissional antes mesmo da conclusão do curso. E é por meio de um estágio supervisionado que Edinan Nervis, acadêmico do 8º semestre de Educação Física – Bacharelado, e Daniela Fernanda Prospero, estudante do 8º semestre de Psicologia, embarcaram para a Argentina no último dia 18, para acompanhar um grupo de atletas da Associação Vale do Taquari de Esportes (Avates).

Os estudantes da Univates desempenham suas atividades nas equipes de voleibol feminino de base que competem no cenário sul-americano. Na cidade de San Carlos, na província de Santa Fé, na Argentina, eles acompanharam três equipes que disputaram a Fiesta Argentina Infantil de Voley Sub15 entre sexta-feira e domingo, 22. O torneio é um dos mais tradicionais do continente na modalidade, e as atletas da Avates participam dele desde 2008.

Segundo o professor Rodrigo Rother, que supervisiona o estágio de Nervis, em 2018 outra acadêmica de Educação Física já havia acompanhado um grupo de atletas em uma competição no Uruguai. “O estágio é uma oportunidade ímpar de experiência para os acadêmicos”, destaca.

Vivência internacional é um dos diferenciais da formação acadêmica

Edinan Nervis conta que ingressou na Universidade com a expectativa de ter oportunidades diferenciadas ao longo da graduação, mas não esperava que pudesse ter uma experiência internacional como a do último final de semana. “Acredito que o estágio e essa vivência internacional estão contribuindo muito na minha formação profissional e também para os desafios que estão por vir após a conclusão do curso”, acrescenta.

O estudante realiza o Estágio II em Treinamento Esportivo na Avates e conta que o projeto ainda promove a interação com diversos profissionais que atuam nas mais variadas demandas da Associação. São seis profissionais de Educação Física que ministram aulas, um estagiário contratado e um fisioterapeuta para atuar com cuidados aos atletas, caso sofram lesões.

Já Daniela Fernanda Prospero realiza o Estágio Supervisionado Básico na Avates e acompanhará as atletas nos dois semestres letivos de 2022. Ela define a experiência como uma surpresa positiva e conta que esta foi a primeira oportunidade para viajar com as atletas, com as quais desenvolve as atividades do estágio desde fevereiro.

A acadêmica acompanha as jogadoras em treinos e campeonatos, principalmente aqueles realizados em Estrela, e também faz visitas semanais na república onde moram as meninas que vêm de outras cidades ou estados.

“Toda a experiência de estágio na Avates está contribuindo imensamente para a minha formação e qualificação profissional, porque é um campo com infinitas possibilidades. Mas essa oportunidade de viajar com as equipes e acompanhar um campeonato em outro país, ainda como estagiária, com certeza me permitiu me apropriar ainda mais dos conhecimentos da Psicologia e relacioná-los com o esporte. Foi enriquecedor”, define.

Daniela destaca que até mesmo os momentos de descontração provocam reflexões e aprendizados relacionados ao contexto dos estudos. Lidar com adolescentes que estão longe de casa, vivendo um cenário de competição, também é um desafio para quem as acompanha. “É uma experiência de muito crescimento para todas. Com certeza foi uma oportunidade incrível e eu adorei cada segundo. Ainda bem que ainda tenho outros seis meses de estágio pela frente”.

Vestibular para os cursos de Educação Física e Psicologia está com inscrições abertas

Os cursos de Educação Física e Psicologia estão entre as 28 opções de graduação presenciais e 18 cursos de graduação a distância (EAD) do processo seletivo da Univates com inscrições abertas. Os candidatos podem escolher entre realizar a prova on-line ou participar do provão presencial, que acontecerá no dia 26 de junho, no campus de Lajeado.

As inscrições são gratuitas e devem ser feitas no site univates.br/vestibular. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail vemprauni@univates.br, pelo telefone 0800 7 07 08 09 ou pelo WhatsApp (51) 3714-7000. AI/VM

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui