Estudantes de Engenharia Civil da Univates realizam visita às obras de duplicação da BR-386, em Marques de Souza

Atividade acontece no próximo sábado (4)


0
Foto: CCR ViaSul / Divulgação

Estudantes do curso de Engenharia Civil da Univates realizarão, no próximo sábado (4), uma visita técnica às obras de duplicação da BR-386, em Marques de Souza. A visita será acompanhada por professores da Univates e funcionários da obra.

Durante a atividade os estudantes ouvirão explicações sobre a definição do traçado da rodovia; cortes e aterros necessários; detonações de rochas; pontes em construção no trajeto; peças pré-fabricadas; o processo de pavimentação; e caracterização da administração de obras viárias.

A professora Carolina Becker Pôrto Fransozi e a coordenadora do curso de Engenharia Civil da Univates, Rebeca Schmitz, são as responsáveis pela organização da visita. Na CCR ViaSul o grupo da universidade será recepcionado pelo engenheiro Ramiro Farias, um dos responsáveis pela gestão das atividades da empresa na região.

“O engenheiro Ramiro Farias apresentará toda a gestão da obra aos estudantes. Além disso, visitaremos a fábrica de vigas para as pontes e alguns pontos da rodovia, em especial um, no qual está sendo executada a camada de base para posteriormente receber o pavimento”, explica Rebeca. “É importante que os alunos associem a teoria estudada nas aulas com a prática”, descreve a coordenadora do curso.

“Esperamos ter visitas mais recorrentes e que possamos acompanhar a atuação da CCR na região, afinal são 30 anos de concessão. Irão surgir muitas outras oportunidades de demonstrar aos graduandos, na prática, aquilo que eles estudam em sala de aula”, afirma Rebeca.

Saiba mais

O trecho entre Lajeado e Marques de Souza é o primeiro a receber obras conforme previsão contratual da concessão da BR-386 à CCR ViaSul. São 20,3 quilômetros de extensão (Km 325,5, em Marques de Souza, até o Km 345,8, em Lajeado). Os investimentos são em torno de R$ 250 milhões. A conclusão da primeira etapa da obra está prevista para acontecer até fevereiro de 2023. AI/VM

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui