Estudantes do Colégio Teutônia são certificados pelo desempenho no aprendizado da Língua Alemã

Cerimônia contou com a participação do Cônsul Geral da Alemanha no Rio Grande do Sul e Santa Catarina


0
Foto: Divulgação

Na noite de 24 de março, estudantes do Colégio Teutônia receberam Certificados de Proficiência em Alemão, níveis A1, A2 e B1, além de Certificados do Concurso de Leitura em Alemão. O evento ocorreu no Auditório Central do CT e contou com a participação das famílias. A cerimônia teve por objetivo reconhecer o bom desempenho nas diferentes habilidades em Língua Alemã, valorizando o ensino do idioma no educandário e na comunidade. A certificação leva em consideração o desempenho na leitura, compreensão oral, produção de texto e fala.

Oportunidades

Por meio de transmissão online ao vivo, o Cônsul Geral da Alemanha no Rio Grande do Sul e Santa Catarina, senhor Milan Simandl, parabenizou os jovens pela conquista, elogiou as famílias pelo incentivo e o Colégio Teutônia pelo aprendizado do idioma.

“Feliz em participar desse momento de entrega de certificados numa instituição que tem essa identificação com a Língua Alemã, além de contarmos com público de familiares que também falam o idioma. Escola, família e comunidade valorizam a Língua Alemã, numa região caracterizada pela descendência de alemães. Estamos muito orgulhosos por tudo que é feito. Esperamos que, além de ter sido um aprendizado, os estudantes também tenham gostado de estudar e dos resultados alcançados”, frisou em seu discurso em Alemão, valorizando as inúmeras oportunidades que a Alemanha oferece em educação.

Nessa mesma linha partiu o discurso da gerente da Iniciativa PASCH no Brasil, senhora Juliane Acevedo, que igualmente participou da solenidade de forma virtual. “Essa parceria com o Colégio Teutônia amplia o alcance do ensino da Língua Alemã, cujo desempenho de seus estudantes, com a cooperação dos professores em diversos projetos, é motivo de grande orgulho. Esse aprendizado proporciona uma nova ferramenta para esses jovens, não apenas na comunicação, mas como oportunidade no campo profissional e em suas vidas pessoais. Esse é o primeiro passo, pois eles podem ter a oportunidade de incrementar sua carreira acadêmica com bolsas de estudos, cursos de aperfeiçoamento e pós-graduação na Alemanha. Estamos plantando uma semente”, disse ela.

A Iniciativa PASCH é uma parceria do governo alemão com educandários pelo mundo que incentiva o aprendizado da Língua Alemã, envolvendo estudantes e professores. Já são mais de 600 mil estudantes beneficiados em mais de duas mil escolas de 120 países.

O diretor de ensino do Goethe Institut Porto Alegre, Adrian Kissmann, que acompanhou a cerimônia presencialmente no CT, elogiou a parceria do Colégio com a Iniciativa PASCH desde 2019 e falou da importância das provas de proficiência. “Divididas em diferentes níveis, elas são reconhecidas internacionalmente e valorizam as habilidades dos estudantes. Inclusive, temos jovens com ‘passaportes’ para oportunidades de estudo na Alemanha. Parabéns a todos pelos excelentes resultados. Quanto mais evoluírem, mais oportunidades terão”, valorizou.

Desempenho

O diretor do Colégio Teutônia, Jonas Rückert, estimou o desempenho dos estudantes no aprendizado da Língua Alemã e lembrou os 70 anos do educandário, celebrados em 2022. “Estamos localmente aqui, querendo fazer a diferença, mas também olhamos para um contexto global”, disse, lembrando momentos históricos com grande envolvimento de lideranças e projetos alemães, desde a sua origem, inclusive com aporte de recursos nas edificações do CT. Igualmente apreciou as iniciativas de aprendizado da Língua Alemã como oportunidades para os estudantes.

“Hoje, a cada mês, a Alemanha abre 30 mil novos postos de trabalho, vinculados a mais de uma centena de universidades públicas”, alertou, agradecendo às famílias pela confiança e aos estudantes e professores pelo empenho “para que a Língua Alemã tome corpo em nossa instituição e faça valer todas as suas potencialidades”.

A professora de Língua Alemã do Colégio Teutônia, Angelita Lohmann., acrescentou que, além das provas de proficiência e concurso de leitura, os estudantes do CT participam, com bom desempenho, em diversas outras atividades: Festival de Teatro e Música em Alemão, Olimpíada Nacional de Língua Alemã, cursos complementares para jovens na Alemanha (JuKu) promovidos pela Iniciativa PASCH, cursos e concursos promovidos pelo Goethe Institut.

Certificados

Ao todo, 26 estudantes receberam Certificados de Proficiência em Alemão e nove receberam Certificados do Concurso de Leitura em Língua Alemã. Esse concurso (Vorlesewettbewerb) existe há mais de 25 anos, envolvendo escolas e estudantes do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, que estão divididos em três grandes regiões – após a seleção regional, uma etapa final reúne os melhores de cada região. O desempenho do Colégio Teutônia foi bastante significativo nas etapas regional e final.

NÍVEL A1 – Sofia Altmann Röhrig, Pedro Henrique Asquidamini Horst, Pietra Battisti Sehn, Catarina Feldkircher, Sofia Horst, Kananda Lagemann Cunha, Natália Müller, Manuela Pereira da Silva, Lucas Scherer Pires, Gustavo Schneider Rothmund, Isabel Helena Becker Medeiros, Maria Clara Dentee Wommer, Naomi Hoffmann Dahmer, Mariana Sabka de Souza, Leona Aíni Schäffer e Arthur Landmeier.

NÍVEL A2 – Cristian Matias Stahlhöfer, Matias Lagemann e Luiza Ribeiro.

NÍVEL B1 – Camila Gargethi Sperotto, Fernanda Allebrandt Werlang, Helen Luiza Engelmann, Julia Taís Horst, Kauê Klein, Maiquel Prediger e Nicolas Schonhorst Mallmann.

CONCURSO DE LEITURA – Cynthia Mayara Grimm Horst, Guilherme Klein Wahlbrink, Fernanda Allebrandt Werlang, Iasmin Janaína Messer, Camila Garghetti Sperotto, Isadora Mendel, Oliver Dupont, Maria Clara Dentee Wommer e Tiago Leonhardt. AI/VM

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui