Eu já sabia…

Impressionante como alguns já previam o que estamos passando hoje.


0
Foto: Reprodução / Arquivo / Rodrigo Gallas

Há exatamente um ano, dia 19/08/2019, eu começava uma especialização em Liderança Global e Gerenciamento de Cidades pela UCSD, Universidade da Califórnia de San Diego, nos Estados Unidos. Quando cheguei naquele Campus, que já revelou 20 Prêmios Nobel, fiquei impressionado com tudo. As aulas me impactaram mais ainda, e gostaria de compartilhar alguns ensinamentos com vocês.

Nossa primeira aula foi com o professor Ph.D. Dr. Philip O. Hwang, professor Emérito da Universidade de San Diego, abordando o papel do líder do futuro. Ele trouxe três pontos fundamentais para o líder do século 21, que são a visão, a inovação e os relacionamentos. Mas uma das aulas que mais me fascinou foi a aula do Professor Dr. Gordon C. McCord, abordando as perspectivas para a próxima década.

Entre os diversos assuntos, ele abordou doenças emergentes e a dificuldade de controlar e combater possíveis epidemias, assim como abordou um possível “freio de arrumação” no cenário econômico mundial, entre diversos outros intrigantes aspectos. O fato relevante aqui é o quão fundamental é conseguirmos entender o futuro e usar o presente para nos preparar. É impressionante como as pessoas que possuem uma visão clara de futuro conseguem conduzir as suas vidas com mais precisão e assertividade.

O grande problema é que, normalmente, enxergamos apenas um pouco além dos nossos próprios pés, agindo por impulso e usando o presente para comprometer o futuro, ao invés de comprometer o presente para garantir o futuro. É impressionante como as pessoas bem sucedidas compreendem a importância de pagar o preço necessário para obter aquilo que buscamos. E isso não tem nada a ver com dinheiro, mas sim com dedicação e sacrifício no momento presente. Talvez seja por isso que o Brasil não tenha nenhum Prêmio Nobel.

Nossas ações, não importa em qual instância, normalmente miram o curto prazo. Enquanto pensamos no hoje, tem gente sábia pensando o próximo século. Possivelmente estes serão os grandes do futuro, pois suas mentes já estiveram lá. É por este motivo que devemos investir tempo para planejar. Como diria o Dr. Angelo Parizotto: vida organizada é vida facilitada. Quem não sabe pra onde vai, não compreende as oportunidades que se apresentam no caminho. Se essa reflexão inspirar você a construir uma visão pela qual você se apaixonará, então já valeu a pena. Pense nisso.

Gustavo Bozetti

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui