EUA deixam o Tratado dos Céus Abertos, um dos principais mecanismos da segurança coletiva na Europa

Anúncio foi feito pelo Departamento de Estado, seis meses depois da decisão do governo de Donald Trump de abandonar o acordo, em vigor desde 2002


0
Foto: Divulgação

O governo dos Estados Unidos formalizou, no domingo, sua saída do tratado de defesa conhecido como “Céus Abertos”, visto como um dos principais mecanismos da segurança coletiva na Europa. O anúncio foi feito pelo Departamento de Estado, seis meses depois da decisão do governo de Donald Trump de abandonar o acordo, em vigor desde 2002.

Inicialmente com 35 países, o tratado permitia que seus signatários realizassem voos de observação sobre os territórios de outras nações, como forma de monitorar iniciativas e arsenais militares.

Contudo, na visão da atual Casa Branca, a permanência dos EUA era insustentável, citando alegações de que a Rússia, também signatária, estava descumprindo suas obrigações. Entre elas, o veto a voos sobre a região de Kaliningrado, que fica entre a Polônia e a Lituânia, e sobre uma área de fronteira entre a Rússia e a Geórgia.

Fonte: Correio do Povo

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui