EUA suspenderá vistos de estudantes estrangeiros que estiverem com aulas virtuais

Presidente Donald Trump Tweetou que quer a volta às salas de aula em setembro. Confira as informações do programa Correspondente Independente das 8h.


0
Foto: Chris Delmas/ AFP

Os Estados Unidos anunciaram nesta segunda-feira (6) que suspenderão vistos para estudantes estrangeiros cujas aulas sejam transferidas para um formato virtual devido à pandemia de Covid-19. O presidente Donald Trump – que está buscando a reeleição em novembro – tem um discurso contra a imigração irregular e recentemente suspendeu a maioria dos vistos de imigração, afirmando que dessa maneira protege o emprego dos americanos da crise causada pelo coronavírus. O governo Trump “não concederá vistos aos estudantes matriculados em escolas e/ou programas que sejam completamente pela internet durante o semestre de outono (boreal) e os guardas fronteiriços não lhes permitirão entrar no país”, informou em um comunicado o Departamento de Imigração e Alfândega (ICE, na sigla em inglês).

Auxílio Emergencial: Caixa libera saques e transferências dos aprovados no terceiro lote nascidos em fevereiro

A Caixa Econômica Federal libera a partir desta terça-feira (7) os saques e transferências da primeira parcela do Auxílio Emergencial para os aprovados inscritos no aplicativo e site dentro do terceiro lote, e que aniversariam em fevereiro – um total de 400 mil trabalhadores. Ao todo, o lote inclui 5,9 milhões de beneficiários. Os saques e transferências serão realizados conforme o mês de nascimento do trabalhador e vão até o dia 18 de julho. Esses trabalhadores já tiveram o dinheiro liberado na poupança social digital entre os dias 16 e 17 de junho.

Taquara, Erechim, Passo Fundo e Caxias do Sul seguem com a bandeira laranja

O governador Eduardo Leite anunciou, nesta segunda-feira, que as regiões de Taquara, Erechim, Passo Fundo e Caxias do Sul seguem com a bandeira laranja dentro do mapa final do modelo de Distanciamento Controlado contra a Covid-19 no Rio Grande do Sul. As áreas haviam sido considerados como de bandeira vermelha na última atualização de dados, divulgados na sexta-feira. As regiões tiveram seus pedidos de reconsideração acolhidos pelo Gabinete de Crise. Já Palmeira das Missões e Pelotas foram confirmadas como bandeira vermelha e acompanham as regiões de Porto Alegre, Novo Hamburgo, Canoas e Capão da Canoa, que seguem sob esta vigência. As medidas começam a valer a partir desta terça-feira até o dia 13 de julho. Conforme o governador, 52,9% da população gaúcha está nessas regiões. Entre as regiões que estão sob a bandeira vermelha, a Região Metropolitana é a que mais preocupa o governador. “O aumento de casos de Covid-19 é consistente e persistente no sistema de saúde. Se esta região sofrer problemas, todo o Rio Grande do Sul será afetado porque ela é um grande pulmão de estrutura de saúde”, expressou Leite.

Bolsonaro diz a apoiadores que fez ‘chapa do pulmão’ e teste de covid-19

O presidente Jair Bolsonaro afirmou nesta segunda-feira (6) a apoiadores, ao retornar à residência oficial do Palácio da Alvorada, que fez uma radiografia do pulmão e um exame para detecção da covid-19, doença provocada pelo novo coronavírus. Ele saiu do Palácio do Planalto com febre e dores no corpo. De acordo com a colunista Cristiana Lôbo, da GloboNews, Bolsonaro fez os exames no Hospital das Forças Armadas, em Brasília, e cancelou os compromissos da manhã desta terça-feira (7), a fim de esperar o resultado do teste de coronavírus, previsto para as 12h. Para o período da tarde, às 15h, a agenda oficial prevê uma audiência, no Palácio do Planalto, com o ministro da Secretaria de Governo, Luiz Eduardo Ramos.

Estado informa 20 novos casos de coronavírus para o Vale do Taquari nesta segunda-feira

Vinte novos casos da Covid-19 foram atribuídos ao Vale do Taquari, pela Secretaria Estadual da Saúde, nesta segunda-feira (6). As novas infecções foram nos municípios de Lajeado (nove); Teutônia (dois); Estrela (dois) e Roca Sales (dois). Encantado, Arroio do Meio, Paverama, Westfália e Anta Gorda registraram um caso novo em cada cidade. Foram retirados dois casos para região, um em Teutônia, que segundo o Estado totaliza 324 e um para Paverama que totaliza 54. Isso acontece por conta de contabilização com duplicidade, que depois é corrigida pela secretaria estadual. O total de casos é 3.320. Destes, 2.973 (89,5%) são pessoas que estão recuperadas. Outras 300 estão ativas para o vírus (9%). Já no número de óbitos, 46 moradores da região faleceram vítimas da doença, que representam 1,3% do total. O município com o maior número de mortes no Vale é Lajeado, com 22. GH

Maioria das empresas do Lajeado não demitiu durante a pandemia, mostra pesquisa

Identificar os efeitos da crise econômica provocada pela pandemia da Covid-19 foi o tema de uma pesquisa da Prefeitura de Lajeado, aplicada no período de 22 a 28 de junho. Cento e trinta e sete empresários do setor produtivo responderam as perguntas de um questionário online. A maior parte deles disse que não precisou demitir funcionários e que não pretende fazer desligamentos nos próximos três meses. No caso das demissões, 60% disse que não demitiu; 30,4% que desligaram até cinco funcionários; e 9,6% mais de cinco pessoas. Entre as empresas participantes, a maioria, 72 (52,2%), é do ramo de serviços. Depois aparece o comércio, com 58 adesões (42%), e indústria, que teve 24 participações (17,4%). Com base nas informações, a Prefeitura vai elaborar ações de curto, médio e longo prazo. NR

Sede da próxima Copa, Catar vira líder em notificações de coronavírus

O número de casos confirmados de coronavírus no Catar passou nesta segunda-feira, 6, de 100 mil. O país que será sede da Copa do Mundo de 2022 é hoje o mais infectado do mundo em quantidade de casos per capita: 35,7 mil por um milhão de habitantes. Apenas 12% da população de 2,8 milhões é de catarianos e, como em outros países ricos do Golfo Pérsico, registra um aumento da covid-19 entre os trabalhadores imigrantes que vivem em bairros superpovoados.

Produção e apresentação: Júlio César Lenhard
Próxima edição: hoje, ao meio-dia.

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui