Evento marcará os 60 anos de fundação da Amvat

A programação será realizada, nesta quinta-feira (25), no Clube Comercial em Encantado, com início às 19h30


0
Foto: Reprodução / Facebook

Homenagens e apresentação do novo site e banco de dados da entidade são destaques
Os 60 anos da Associação dos Municípios do Vale do Taquari (Amvat), fundada em 4 de novembro de 1961, serão comemorados com um evento festivo nesta quinta-feira (25), em Encantado. Na oportunidade, a associação fará uma homenagem aos prefeitos e aos ex-presidentes. Também será realizada a apresentação do novo site e do banco de dados da Amvat, com informações regionais e de todos os 38 municípios que compõem a entidade, seguida de um jantar de confraternização. A programação será realizada no Clube Comercial, com início às 19h30.

Prefeito de Santa Clara e presidente da Amvat, Paulo Kohlrausch (Foto: Gabriela Hautrive)

Conforme o presidente Paulo Kohlrausch, a escolha de Encantado para sediar esta comemoração tem um motivo especial. Foi neste município que nasceu a Amvat, em 4 de novembro de 1961, e teve também o primeiro presidente, Francisco Borsatto Filho, na época prefeito de Encantado, que dirigiu a associação0 de 1961 a 1963.

 

Kohlrausch destaca que será uma oportunidade para resgatar a história da Amvat, que ao longo destes 60 anos atua em prol do desenvolvimento dos municípios e da região, além de homenagear os prefeitos e ex-presidentes, que fazem parte da construção desta trajetória.

Segunda associação de municípios mais antiga do Rio Grande do Sul, a Amvat foi fundada em 1961 com o objetivo de “fortalecer e defender os interesses dos municípios”. Entre os primeiros assuntos discutidos pelos então prefeitos e representantes municipais foi a situação da suinocultura.  Até 2000, a sede administrativa da associação funcionava na prefeitura do presidente da entidade. De 2001 a 2010, foi transferida para a Univates. Em 2010, o município de Estrela cedeu espaço no prédio da antiga Polar, onde se localiza até hoje a sede administrativa, com espaço adequado para a realização dos trabalhos e reuniões.

Kohlrausch salienta que desde a fundação até os dias atuais, a região evoluiu em todos os setores. “Para exemplificar, podemos citar a força econômica dos 38 municípios que compõem a associação, que juntos possuem um orçamento de quase R$ 2 bilhões”. Outra evidência é o PIB regional, que representa aproximadamente 4% do total do Rio Grande do Sul. A população, por sua vez, também teve um salto significativo. Se na década de fundação em torno de 190 mil pessoas residiam na região, hoje passa de 440 mil o número de habitantes nas 38 cidades que integram a Amvat. “Além disso, temos uma localização estratégica com fácil acesso a outras regiões do Estado e País por rodovias como a BR-386, RSC-453, ERS-129 e ERS-130”, menciona. AI/VM

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui