Evento na área da acarologia traz para a Univates, virtualmente, profissionais de renome internacional

Workshop teve cerca de 600 inscritos de 11 diferentes países, além do Brasil


0
Foto: Divulgação

A Univates tem, dentre as áreas nas quais se destaca pela pesquisa, o campo da acarologia. O trabalho interdisciplinar de bolsistas estudantes de graduação, mestrado e doutorado e de pesquisadores vinculados aos Programas de Pós-Graduação da Universidade colabora para ampliar o conhecimento científico sobre os ácaros e os diferentes aspectos de sua interação com outros animais e plantas.

Por isso, nesta semana, a Univates sediou o 1º Workshop de Biologia Molecular de Ácaros do Brasil, evento internacional que contou com aproximadamente 600 participantes. Eventos científicos promovem o encontro de pesquisadores e facilitam a comunicação e o compartilhamento de pesquisas entre profissionais.

O evento teve como objetivo consolidar e expandir a área de estudos em biologia molecular de ácaros no Brasil, reunindo pesquisadores brasileiros e estrangeiros renomados na área – e também aqueles que estão iniciando a carreira.

Além de inscritos do Brasil, o evento virtual contou com participantes da Argentina, Bélgica, Canadá, Chile, Colômbia, Estados Unidos, Índia, Itália, México, República Dominicana e República Tcheca.

A comissão científica do evento, observa que é necessário ampliar o conhecimento molecular sobre os ácaros para entender como se dá o comportamento destes organismos. O estudo molecular, no caso daqueles organismos que se tornam pragas, por exemplo, permite investigar como desenvolvem resistência a defensivos agrícolas. A análise molecular é uma ferramenta que pode ser utilizada em estudos biológicos, de evolução, aplicados a controle biológico e, também, organismos associados, como fungos e bactérias.

Aproximação com o mundo

Entre os destaques da programação esteve, na palestra de abertura, a presença da diretora de pesquisa do Instituto Nacional de Pesquisa Agrícola da França, doutora Maria Navajas. A cientista é considerada uma das pioneiras nas pesquisas biomoleculares com ácaros no mundo todo.

Do Canadá, participaram, compartilhando conhecimento, os doutores Miodrag Grbic e Vojislava Grbic, que atuam na Western University. Também participou a doutora Marie-Stéphane Tixier, diretora do departamento de Biologia e Ecologia da Montpellier SupAgro, instituição pública francesa dedicada à pesquisa em Agricultura, Alimentação e Meio Ambiente.

Pavel Klimov, da Universidade do Michigan, nos Estados Unidos, foi um dos palestrantes, assim como Enrico de Lillo, da Universidade de Bari Aldo Moro, da Itália.

Brasil

Os doutores Aline Danielle Tassi, Gabriella Dias Arena, Maria Cristina Vitelli Queiroz e Pedro Luis Ramos-González, do Instituto Biológico de São Paulo, também ministraram atividades ao longo do evento.

O doutor Almir Rogério Pepato compartilhou experiências representando a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Como representante da Embrapa Mandioca e Fruticultura, a pesquisadora doutora Juliana de Freitas-Astúa também se fez presente.

Da Universidade Estadual do Piauí e da Universidade de Brasília (UnB), respectivamente, as doutoras Maria Andréia Nunes e Renata Santos de Mendonça também palestraram. O Centro de Citricultura Sylvio Moreira, do Instituto Agronômico de Campinas, esteve representado pela doutora Valdenice Moreira Novelli.

Laboratório da Univates é referência nacional

A Universidade do Vale do Taquari – Univates, por meio do Laboratório de Acarologia, é referência nacional na descrição e identificação de ácaros. Criado em 2003 pelo professor doutor Noeli Juarez Ferla, a estrutura está atualmente instalada no Prédio 21 da Instituição, como parte da estrutura de pesquisa do Parque Científico e Tecnológico Univates, o Tecnovates. Ele é vinculado ao curso de Ciências Biológicas e aos Programas de Pós-Graduação em Ambiente e Desenvolvimento (PPGAD), em Biotecnologia (PPGBiotec) e em Sistemas Ambientais Sustentáveis (PPGSAS). AI/VM

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui