O resultado do exame do primeiro caso suspeito de novo coronavírus de Lajeado teve resultado negativo. O laudo feito pela Fiocruz, no Rio de Janeiro, foi liberado através do Laboratório Central do Estado (Lacen), para a Secretaria de Saúde de Lajeado nesta terça-feira (10), 11 dias após o material ter sido encaminhado para análise.
Desde o princípio a Secretaria da Saúde de Lajeado avaliava o caso como “suspeita fraca” pelo fato de o homem de 46 anos não ter apresentado sintomas comuns para o Covid-19 como febre, tosse, ou dificuldade de respiração. Seu material foi coletado pelo Hospital Bruno Born porque ele havia retornado de viagem ao norte da Itália no dia 22 de fevereiro e apresentado mal-estar, falta de apetite, e dores no corpo.
Mesmo antes do resultado oficial, o homem já havia sido retirado do isolamento domiciliar na quarta-feira (4) da última semana, após apresentar remissão total dos sintomas. Com isso o Vale do Taquari não contam mais com casos suspeitos de novo coronavírus.
Por outro lado, esta terça-feira foi o dia em que houve a confirmação do primeiro caso de Covid-19 no Rio Grande do Sul. Trata-se de um empresário de 60 anos de Campo Bom, no Vale dos Sinos, que esteve em Milão, no norte da Itália, a trabalho entre os dias 16 e 23 de fevereiro. De acordo com a secretaria Estadual de Saúde , existem 69 casos suspeitos no Rio Grande do Sul, sendo metade em Porto Alegre. Por outro lado, 129 casos já foram descartados. No Brasil, são 34 casos confirmados e outros 893 suspeitos da doença.
Texto: Ricardo Sander
ricardosander@independente.com.br