Executada a 1ª cirurgia para tumor cerebral em paciente acordado e interagindo em Lajeado

Na intervenção, o paciente é levemente anestesiado de forma que possa comunicar-se de forma motora e linguística com a equipe médica


0
Médico Isaac Bertuol, chefe da equipe responsável pelo ato cirúrgico (Foto: Rodrigo Gallas)

Um procedimento médico inédito no Vale do Taquari foi realizado na última quinta-feira (1º) no Hospital Bruno Born (HBB), em Lajeado. Foi executada a 1ª cirurgia para tumor cerebral em paciente acordado e interagindo com a equipe médica. Na intervenção, o paciente é levemente anestesiado de forma que possa comunicar-se de forma motora e linguística.

Durante o procedimento, os profissionais envolvidos mostraram figuras e faziam perguntas para o paciente responder. Desta forma, é possível precisar a extensão do tumor para retirá-lo e fazer um mapeamento da área afetada, a fim de evitar uma lesão maior, explica o médico neurorradiologista intervencionista e neurocirurgião do HBB, Isaac Bertuol. Ele foi o chefe da equipe responsável pelo ato cirúrgico.


ouça a entrevista


 

“A gente decidiu fazer este procedimento, porque era uma lesão bem importante no paciente em uma área eloquente. No caso dele, era área de compreensão de palavra. Então devido a complexidade da localização, quanto maior a nossa segurança, pra nós e pra ele, melhor.”

O ato cirúrgico é um marco para a região. “Isto me deixa muito orgulho”, celebra.

O método também tem recuperação rápida. O paciente já recebeu alta e está em casa.

Texto: Rodrigo Gallas
web@independente.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui