“Expectativa muito boa”, afirma coordenadora sobre volta do Viva o Taquari-Antas Vivo após dois anos de ações afetadas pela pandemia

A 15ª edição da ação de limpeza e conservação do rio será realizada dia 23 de abril, em seis municípios da região


0
Coordenadora da Parceiros Voluntários, Gilmara Scapini (Foto: Tiago Silva)

A 15ª edição do Viva o Taquari-Antas Vivo será realizada dia 23 de abril, um sábado. A mobilização em prol da limpeza e conservação do rio volta a ocorrer em seu formato normal depois de dois anos. Em 2020, a ação não foi realizada e em 2021, ocorreu uma edição simbólica, quando cerca de 100 voluntários recolheram 107 quilos de lixo das margens e do leito do Taquari. A concentração ocorre em Lajeado, no Porto dos Bruder, a partir das 7h30.

O Viva o Taquari-Antas Vivo será realizado também em Estrela, Arroio do Meio, Venâncio Aires, Cruzeiro do Sul e Roca Sales. “A gente tem uma estimativa muito boa, mas eu acredito que não ultrapasse a média que vem acontecendo de participação de voluntários, entre 600 e 700 voluntários nesses municípios”, comenta a coordenadora da Parceiros Voluntários, Gilmara Scapini.

Ela valoriza o engajamento de pessoas, empresas e instituições. “Observando os bairros, as regiões, a gente tem visto um descarte bem considerável”, ela identifica. “Eu acredito e tenho esperança que a gente não tenha um recolhimento tão expressivo, mas existe essa possibilidade”, admite, em função de dois anos sem ações.

Após o recolhimento, a organização deve promover um momento de reflexão entre os participantes e voluntários. A Parceiros pede que os interessados façam um cadastro prévio pelo telefone (51) 3011-6900 ou e-mail parceirosvoluntarios@acilajeado.org.br. A entidade faz um acompanhamento e divulga relatório posterior.

A organização sugere que os participantes utilizem protetor solar, façam uso de vestimenta adequada para a atividade, com luva de proteção pessoal. Um material informativo será passado com os detalhes, bem como os protocolos a serem seguidos para a segurança durante a iniciativa.

43 toneladas já recolhidas

A primeira mobilização do Viva o Taquari-Antas Vivo foi realizada em 2007 e nas 14 edições, mais de 6.550 voluntários já recolheram 43 toneladas de lixo. Na última edição normal, em 2019, 723 pessoas arrecadaram 3.600 kg de material.

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui