Explosão de caminhão-tanque deixa ao menos 60 mortos no Haiti

Veículo virou na estrada. Moradores correram na direção do caminhão para recuperar o combustível. Grande parte morreu na explosão


0
Explosão de caminhão tanque deixa mortos no Haiti (Foto: Reuters TV/via Reuters)

Ao menos 60 pessoas morreram e várias ficaram feridas após a explosão de um caminhão-tanque na madrugada desta terça-feira (14) na cidade haitiana de Cap-Haitien, de acordo com o último boletim das autoridades locais.

“O balanço agora é 60 mortes”, declarou Patrick Almonor, vice-prefeito de Cap-Haitien, segunda maior cidade do país, acrescentando que continuam as buscas por sobreviventes.

Segundo Almonor, o motorista do caminhão-tanque teria tentado evitar a colisão com um mototáxi. Nesta manobra, perdeu o controle de seu veículo, que virou na estrada.

Depois, apesar das advertências do motorista, os moradores correram na direção do caminhão para recuperar o combustível. Grande parte morreu na explosão. Quase 20 residências próximas sofreram incêndios após a deflagração, de acordo com Almonor, o que permite prever um balanço maior de vítimas.

“Ainda não temos condições de anunciar detalhes sobre o número de vítimas dentro das casas”, disse.

País mais pobre da América Latina, o Haiti enfrenta uma escassez de combustíveis, porque grupos criminosos dominam parte da rede de abastecimento.

O hospital Justinien, para onde várias vítimas da explosão foram levadas, vê-se assoberbado com o fluxo de feridos. Muitos deles se encontram em estado crítico.

“Não temos os recursos para atender as muitas pessoas com queimaduras graves”, afirmou uma enfermeira à AFP. “Temo que não vamos conseguir salvar todos”, disse.

No Twitter, o primeiro-ministro haitiano, Ariel Henry, anunciou três dias de luto nacional “em memória das vítimas desta tragédia que deixa toda nação haitiana em luto”.

Diante da situação de emergência, o primeiro-ministro também anunciou a instalação de hospitais de campanha “para oferecer a atenção necessária para as vítimas desta terrível explosão”.

Fonte: UOL

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui