Pelo menos 11 membros de uma mesma família, quase todos mulheres e crianças, morreram nesta sexta-feira (19) após a explosão de uma mina durante a passagem do veículo no qual viajavam na província de Logar, no leste do Afeganistão, informou uma fonte oficial.


Ouça o quadro


A explosão aconteceu às 10h15 local (2h45, em Brasília) em Zarghoon, quando a família se dirigia a um casamento, indicou em comunicado o governador estadual, Mohammad Halim Fidai.

O governador detalhou que entre as vítimas estão cinco mulheres e cinco crianças e acrescentou que a detonação também deixou outras três pessoas feridas.

Nenhum grupo reivindicou por enquanto a autoria da explosão.

A colocação de minas e artefatos explosivos improvisados é uma tática comum tanto entre os talibãs como do grupo jihadista Estado Islâmico (EI) para frear o avanço das forças de segurança em zonas com combates ou simplesmente como forma de ataque.

No entanto, na prática, as minas causam um grande número de baixas civis.

O número de crianças mortas no conflito afegão aumentou 17% no primeiro trimestre de 2017 frente ao mesmo período do ano prévio, até chegar a 210 mortos, enquanto o de mulheres teve um aumento de 54%, segundo dados da missão da ONU no Afeganistão (Unama).

Desde o fim da missão de combate da Otan em janeiro de 2015, os talibãs foram ganhando terreno em diversas partes do país e atualmente controlam, têm influência ou disputam com o governo pelo menos 43% do território, segundo estimativas americanas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui