Expoagro Afubra inicia em clima de otimismo

Feira que prossegue até sábado é direcionada aos pequenos produtores rurais


0
Foto: Alício de Assunção

A abertura da Expoagro Afubra 2022 nesta quarta-feira (23) em Rincão del Rey, Rio Pardo, foi marcada por temperaturas amenas, uma fina agora e muito otimismo em relação ao futuro do setor agropecuário. Mas também com reflexões sobre os entraves que atingem o setor rural. Manifestações sobre a importância da produção rural para alavancar o desenvolvimento econômico e social do Brasil foi a tônica da solenidade que marcou os 20 anos de realização da Expoagro Afubra e o aniversário de 67 anos da Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra) e contou com a presença de autoridades nacionais, estaduais e regionais e representantes de entidades, órgãos e instituições ligadas ao agro.

O vice-governador Ranolfo Vieira Júnior esteve presente. Com o tema “Transformação, Inovação e Produção Sustentável”, a feira tem a proposta de viabilizar aos produtores rurais, acesso a novas tecnologias e experiências a serem colocadas em prática nas suas propriedades. Em seu pronunciamento, o presidente da Afubra, Benício Albano Werner, disse que a expectativa é de levar aos produtores muitas novidades, como, por exemplo, a programação do Espaço da Inovação do Agro e a exposição de animais, que passa a contar com a mostra de cavalos crioulos no quarto dia do evento. Werner aproveitou a presença dos representantes dos poderes legislativo e executivo e pediu que haja desburocratização das licenças nos órgãos ambientais, especialmente nas questões ligadas ao armazenamento de água nas propriedades rurais. “Precisamos de água para produzir alimentos e, para isso, precisamos de recursos para realizar obras para reter a água quando a temos em abundância”, salientou.

O presidente da Afubra também solicitou atenção dos representantes da classe política aos fatores que envolvem a disparada nos preços dos insumos agrícolas, que afetam o custo de produção, prejudicando o setor rural. A solenidade de abertura contou com a presença dos deputados estaduais, entre os quais o vice-governador Ranolfo Vieira Júnior. 

Empresas de diversas áreas do Vale do Taquari também participaram do evento.  Entre essas estão as agroindústrias familiares como a Embutidos São Bento, de Lajeado. De acordo com o sócio-proprietário Alan Henrique Fluxeder a feira é uma excelente oportunidade para apresentar produtos diferentes. “Produzimos embutidos especiais para encantar e aguçar  o paladar de nossos clientes. Quem também está no pavilhão da agroindústria familiar, é a Agroindústria Vitória de Pouso Novo. “Participamos recentemente da Expodireto em Não-Me-Toque e o sucesso foi tão bom que estamos agora na Expoagro para tornar nossas geleias ainda mais conhecidas no mercado”, destaca o proprietário Adriano Ferronato.  A Expoagro Afubra segue até sábado e o ingresso é gratuito. 

Texto: Alício de Assunção/AI

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui